Autarquia estabelece protocolos para formação de alunos em contexto de trabalho

Na reunião de Câmara realizada no dia 23 de janeiro, o Executivo Municipal aprovou a celebração de protocolos de formação em contexto de trabalho para os alunos do 11º e 12º do Curso Profissional de Intérprete – Ator/Atriz da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes que visa dar a oportunidade aos alunos de aquisição e desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil profissional do curso.

No âmbito destes protocolos a estabelecer entre a autarquia e o Agrupamento de Escolas Nº 2 de Abrantes, compete ao Município o acolhimento dos alunos em contexto de trabalho (11 alunos do 11º ano e 11 alunos e 12º ano) e a contratação de encenador, produtor e programador cultural e de monitor para acompanhamento e avaliação da formação, envolvendo um compromisso financeiro de 10.509,76€ (IVA incluído).

A formação dos alunos será organizada por Manuel Tur, artista musical, e será dividida em três fases. Num primeiro momento, os alunos irão trabalhar com Manuel Tur, com o músico e maestro Tiago Simões e com a bailarina e cenógrafa Ana Gormicho onde serão abordados três pontos de trabalho: o coletivo, a escuta do outro e o corpo no espaço.

Numa segunda fase, o trabalho será concentrado em dois criadores/atores que farão, durante uma semana cada um, uma abordagem intensiva de técnicas teatrais. Com o ator e encenador Gonçalo Fonseca serão desenvolvidas técnicas de palco transversais a todo o trabalho de ator.

No momento final da formação, cada turma trabalhará a encenação e a direção de atores, com Manuel Tur e Luís Araújo, a partir de vários textos ou de uma dramaturgia construída com os alunos enquanto atores-pensadores-criadores.

A formação irá decorrer na Biblioteca Municipal António Botto e no Edifício Pirâmide e em outros locais municipais, num horário das 10h às 18h.

A data dos espetáculos que irão resultar desta formação, será divulgada oportunamente.

De referir que esta estratégia de apoio à formação em contexto de trabalho destes alunos teve início em 2019, em moldes similares.

25.01.2023

WhatsApp Image 2022-03-25 at 21.36.12 9