Coro da Hungria de visita a Abrantes

Depois de um passeio pelo centro histórico, os elementos do Orfeão Székely Mihály Korus da cidade de Jasberény na Hungria foram recebidos pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Abrantes, João Gomes, que se fez acompanhar pelo vereador da Cultura, Desporto, Bibliotecas e Arquivos, Luis Dias. Num ambiente descontraído e efusivo apresentaram cumprimentos e reconheceram a forte ligação histórica que existe entre a cidade e o orfeão húngaro, numa estreita relação de intercâmbio cultural entre os grupos corais desde junho de 1995.  Estando a cidade de Abrantes a festejar o seu centenário expressou o seu desejo de que “estas pontes culturais” que se tem vindo a estabelecer tenham reflexos nos próximos 100 anos.

Da parte do Orfeão de Abrantes, a presidente da direção, Elisabete Aragão, agradeceu o apoio do município e reconheceu a dificuldade em realizar este tipo de iniciativas sem essa colaboração, terminando com o reforço e interesse em se estabelecer contactos para uma futura geminação de âmbito cultural e comercial.

Por fim a maestrina, e diretora do coro, Márta CsNagyné Turi, usou da palavra referindo que é pela terceira vez que estão em Abrantes o que considera “um presente da vida”.

Székely Mihály Korus da cidade de Jasberény na Hungria está em Abrantes entre os dias 8 e 15 de julho em intercâmbio cultural com o Coro Misto do Orfeão de Abrantes.

Em Abrantes realizaram o Concerto Coral a 9 de julho, na Igreja de São João Baptista e vão participar na "Animação de Verão" no dia 14 de julho, na Praça barão da Batalha.

O coro de Jasberény atuou ainda em Ponte de Sor a 11 de julho, no Cine Teatro e a 12 de julho deslocam-se a Sardoal ao Centro Cultural Gil Vicente.