Loja do Cidadão

O Município de Abrantes e a Agência para a Modernização Administrativa [AMA] assinaram no dia 17 de outubro um protocolo de colaboração que assegura as condições para a instalação e gestão da Loja do Cidadão de Abrantes com o propósito de oferecer aos cidadãos uma maior proximidade à oferta de serviços públicos, concentrados num único espaço, em regime de serviços partilhados. O protocolo foi assinado por Maria do Céu Albuquerque, Presidente da Câmara, e por Pedro Dias, Presidente do Conselho Diretivo da Agência para a Modernização Administrativa, em cerimónia presidida pela Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, e realizada nas futuras instalações. A Loja do Cidadão será instalada, previsivelmente dentro de 1 ano, após conclusão da obra, na Rua Nª Sra. da Conceição (piso superior do atual edifício da Unidade de Saúde Familiar D. Francisco de Almeida), projetado pelo Arq. Pedro Costa. Juntará no mesmo espaço, numa área de 700 metros quadrados, em open space, os recursos da administração central e da administração local, concretizando uma resposta célere, inclusiva e próxima, com benefícios para toda a população, nomeadamente para os cidadãos e para as empresas, sublinhou a Presidente da Câmara.

Serão instalados vários serviços – Autoridade Tributária; Segurança Social; Instituto da Segurança Social; balcão de serviços da Câmara Municipal; balcão dos Serviços Municipalizados; Centro de Informação Autárquico ao Consumidor; Espaço cidadão (atendimento digital assistido no acesso aos serviços do Estado, com recurso à internet), entre outros. Maria do Céu Albuquerque explicou que a Câmara chamou a si a responsabilidade da obra, da instalação e da gestão – tradicionalmente é uma competência do Estado – porque segue a estratégia municipal de “proximidade aos cidadãos”. Já sobre a opção pela localização no coração da cidade, a autarca explicou tratar-se de uma estratégia para atrair pessoas ao centro histórico e ao mesmo tempo criar condições de regeneração urbana e sinergias entre os vários serviços que estão a ser instalados nesta área da cidade, como a Unidade de Saúde Familiar, o mercado diário e o Welcome Center (Loja de Turismo e Produtos Locais).