Serralves vai partilhar projetos com Abrantes

A Câmara Municipal e a Fundação de Serralves vão assinar um protocolo que permitirá à autarquia integrar aquela fundação com o estatuto de "Câmara Fundadora Serralves" para além de criar condições de alargamento da rede de acesso e de aproximação das populações e entidades locais à arte, à cultura, à sensibilização ambiental e às indústrias criativas, beneficiando a comunidade Abrantina das competências especializadas desta prestigiada Fundação.
A minuta do protocolo foi aprovada hoje, 22 de novembro, por maioria, com a abstenção das eleitas do PSD e da CDU.
Depois de assinado o protocolo será “negociado” entre as duas partes um plano bianual de atividades para Abrantes.
Enquanto Câmara Fundadora, a autarquia passará a ter um conjunto de “regalias”, entre outras: organização anual de uma exposição de arte contemporânea com trabalhos de artistas da Coleção Serralves; ações expositivas; entradas gratuitas para crianças até aos 12 anos e descontos nas entradas de jovens, estudantes até à licenciatura, bem como aos residentes no Concelho com idades superiores a 65 anos; organização de visitas guiadas com desconto para jovens e seniores ao Museu e ao Parque de Serralves, assim como para os trabalhadores da Câmara e professores do Concelho; colaboração com as escolas em programas pedagógicos nas áreas da cultura e do ambiente e participação especial em eventos como “Serralves em Festa”, “Festa do Outono” e em ciclos de conferências.

A Fundação poderá ainda colaborar com a Câmara em diversas iniciativas, como: organização de estágios de formação na área educativa; conceção e organização de ações de sensibilização ambiental nos espaços verdes das autarquias; conceção e organização de colóquios/seminários sobre temas ambientais; promoção de ações de formação para técnicos de jardinagem; desenvolvimento de programas que visam a inclusão social das populações mais desfavorecidas; formação pedagógica de agentes na área da arte contemporânea; entre outras.
Abrantes passará a usufruir desta parceria juntando-se a um conjunto de autarquias, como Castelo Branco, Viseu, Matosinhos, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, São João da Madeira, Vila do Conde, Funchal, Oliveira de Azeméis, Maia, Ponta Delgada, entre outras e contribuirá com um donativo de cem mil euros, realizado faseadamente até 2019.
Para a Presidente da Câmara, esta parceria torna-se fundamental para ampliar hábitos culturais criar novas ofertas, nomeadamente no que toca ao sector das indústrias criativas. Maria do Céu Albuquerque salienta ainda que para além de nos ligar “aos melhores, esta cooperação permite criar uma rede para a promoção dos investimentos municipais que estão a decorrer, nas áreas da cultura e do estímulo ao turismo”.