Concurso de Ideias para o Castelo

A Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitetos (OASRS) anunciou os resultados do Concurso Internacional de Ideias para o Castelo de Abrantes.
O Concurso foi lançado pela Câmara Municipal de Abrantes em parceria com a Ordem, no âmbito do Programa escolha-arquitetura, e teve como objetivo a requalificação e valorização do Castelo de Abrantes através da criação de programas para fins lúdicos, culturais e turísticos. Foram submetidas 12 propostas.
A proposta coordenada pela arquiteta Laura Bacete Cebrián, membro do Colégio Oficial de Arquitetos de Madrid, foi a primeira classificada. A proposta vencedora “estabelece cenários de reativação do Castelo, definindo uma estratégia de intervenção criando condições para um potencial desenvolvimento de novas valências, apresentando também uma investigação sobre a vida cultural da cidade que fundamenta as opções programáticas tomadas”, numa lógica de complementaridade com todas as intervenções que estão previstas fazer no centro histórico, no âmbito da regeneração urbana.
A cerimónia de entrega de prémios e apresentação da proposta vencedora está marcada para o dia 30 de janeiro, pelas 18h, na igreja de Santa Maria do Castelo, com entrada livre à comunidade. Na oportunidade abre ao público a exposição que vai mostrar os trabalhos concorrentes.