Unidade móvel de saúde

A Câmara de Abrantes aprovou no dia 15 de fevereiro, os protocolos de colaboração do Município com a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) para a aquisição de unidade móvel de saúde na comunidade cuja missão será prestar cuidados de saúde de proximidade às populações permitindo realizar a prevenção e a vigilância de doenças e fatores de risco. Surge no seguimento de uma candidatura da CIMT ao Programa Operacional Regional Centro 2020 para aquisição de 13 viaturas elétricas adaptadas para unidade móveis de intervenção precoce e cuidados de saúde, permitindo que os municípios da região do Médio Tejo adquiram viaturas elétricas (uma por concelho).

O protocolo com a CIMT refere-se à cooperação no desenvolvimento do processo de aquisição da viatura, enquanto o protocolo com a ARSLVT se destina à cooperação no aluguer das baterias para a mesma e a disponibilização de técnicos de saúde bem como o material de consumo clínico e médico necessário para a utilização da viatura. A Câmara assume a propriedade do veículo e ficará responsável pelo pagamento do aluguer das baterias, sendo, posteriormente ressarcida desses montantes financeiros, pela ARSLVT ou pela ARSCentro, nos termos celebrados nos Protocolos de colaboração. Este é mais um contributo do Município de Abrantes para diminuir diferenças na acessibilidade aos cuidados de saúde pela população mais desprotegida em termos de cuidados de saúde, associado a uma solução ambientalmente não poluente.