50 anos do Liceu Nacional de Abrantes

Realizou-se no dia 21 de outubro de 2017 uma cerimónia evocativa do 50º aniversário do Liceu Nacional de Abrantes – Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes.

A cerimónia foi precedida de uma visita guiada às instalações da escola, recentemente requalificada pela Parque Escolar, e à exposição alusiva aos 50 anos desta importante instituição que faz parte da história de Abrantes e que tem prestado um serviço inestimável ao concelho e à região, fazendo uma viagem pela linha do tempo e apresentando imagens marcantes da sua história.

Antigos alunos, professores e funcionários marcaram presença e muitos renderam-se às memórias expostas nas páginas dos cadastros fotográficos de antigos livros de turma.

Na sessão solene, Alcino Herminio, diretor do Agrupamento de Escolas N.º 2 de Abrantes, anunciou a realização de um debate para “salvaguardar” o futuro da Escola Octávio Duarte Ferreira, do Tramagal.

Usaram também da palavra, Jorge Lacão, na qualidade de antigo aluno; Manuel Lopes, antigo chefe dos serviços administrativos; Mário Pissarra, antigo professor e presidente da comissão do cinquentenário do Liceu Nacional de Abrantes, Susana Martins, presidente da associação de pais da Escola Dr. Manuel Fernandes; Miguel Rodrigues, representante do conselho geral de alunos; Ana Paula Fernandes, presidente do conselho geral da escola e Maria do Céu Albuquerque, presidente da Câmara Municipal e antiga aluna:
“Hoje é um dia de afetos, emoções e de memórias.

Falo daquilo que foi a minha experiencia nesta grande casa. Já sabia andar mas não sabia que sabia voar. Foi aqui que me disseram que eu podia correr, se trabalhasse, se me empenhasse, se fosse solidária, se respeitasse os outros. Foram esses valores que eu aprendi nesta casa. Eu fui aqui muito feliz e a realizar-me com as coisas que faço.

A escola é o lugar de igualdade de oportunidades.

Deixo uma palavra de estimulo a todos os professores e funcionários. O respeito pelo professor é determinante para o sucesso educativo.

Eu gostava que no meu país, em matéria de Educação, pudessem todos os partidos políticos firmar um pacto de regime relativamente para haver estabilidade das diretrizes na Educação.

A cerimónia encerrou com um sarau musical por alunos do curso básico de música.