Requalificação e expansão da Urgência Médico-Cirúrgica

No dia 25 de novembro de 2017, o Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, esteve na unidade de Abrantes do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), no âmbito de uma visita a várias unidades da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) na zona de Abrantes, Tomar, Torres Novas e Santarém.
Nesta ocasião foi apresentado o pré projeto de requalificação da Urgência Médico-cirúrgica, na unidade de Abrantes, integrado numa candidatura (já aprovada) a fundos comunitários, ao POSEUR, no valor de investimento previsto de cerca de 6,5 Milhões de euros, para intervenção nas 3 unidades do CHMT. Cerca de 1,5 ME serão alocados à intervenção para requalificação e alargamento da urgência do hospital de Abrantes. Os investimentos, a concretizar até final de 2019, referem-se à requalificação e expansão da Urgência de Abrantes e intervenções nas três unidades hospitalares de Abrantes, Tomar e Torres Novas para sustentabilidade e eficiência energética no âmbito de uma candidatura conjunta apresentada pelo CHMT e o Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH), que vai contar com um apoio comunitário de 85%.
“Estes são investimentos que permitem um reforço de competências e gerar sinergias para serem aproveitadas por toda a região do Médio Tejo, revestindo-se de uma importância decisiva para a qualidade de vida dos cidadãos”, disse Manuel Delgado aos jornalistas.

Na oportunidade, a presidente da Câmara de Abrantes apelou à intervenção do governante para a operacionalização da reinstalação do espaço onde funcionam os cuidados primários de saúde (centro de saúde) para o edifício da antiga Casa de Saúde (1º andar), no sentido de dar celeridade à instalação da área das consultas externas e libertar espaço para o alargamento da urgência médico-cirurgica.
Maria do Céu Albuquerque manifestou a disponibilidade da Câmara Municipal para colaborar ativamente com o Conselho de Administração do Centro Hospitalar, a Administração Regional de Saúde e com a Liga dos Amigos do Hospital de Abrantes, no sentido de dar celeridade à obra de requalificação da urgência que trará melhores condições aos doentes e aos profissionais de saúde, mas também para criar condições de atração de mais profissionais de saúde à região. “Embora não sendo competência direta das autarquias, entendemos que devemos ser sempre parte da solução, tal como temos vindo a assumir essa responsabilidade, porque a saúde é um pilar da qualidade de vida dos nossos cidadãos. É nossa obrigação estar ao lado dos cidadãos e sermos parceiros ativos das entidades”, sublinhou a autarca.