Orçamento Participativo Portugal

Abrantes vai receber no dia 26 de março, pelas 18h30, na Biblioteca Municipal António Botto, um encontro participativo para divulgação e recolha de propostas para o Orçamento Participativo Portugal (OPP), iniciativa do Governo que permitirá aos cidadãos determinar o destino de 5 milhões de euros do Orçamento de Estado. A população do concelho e da região é convidada a apresentar e defender as suas ideias para a sua região ou para o país.
Relativamente à 1ª edição ( 2017) as áreas possíveis para os projetos a apresentar foram alargadas. Das quatro iniciais (cultura, agricultura, ciência e formação de adultos) este ano passam a ser abrangidas todas as pastas ministeriáveis.

O Orçamento Participativo, enquanto mecanismo de governação e participação cívica, é utilizado em vários pontos do mundo, como em Nova Iorque ou Paris, mas usualmente em termos locais ou regionais. Portugal é, até agora, pioneiro no alargamento da iniciativa à dimensão nacional.

O OPP é aberto a todos os cidadãos portugueses com idade igual ou superior a 18 anos que podem apresentar propostas de índole regional, intermunicipal ou nacional a serem financiadas pelo Governo e, mais tarde, a votar no projeto que gostariam de ver concretizado.

Até 24 de Abril todos podem apresentar propostas no portal do OPP ou nos encontros participativos, em diferentes locais do país. A votação começa no dia 11 de Junho. Até dia 30 de setembro todos podem escolher, através do voto, como vão ser investidos os 5 milhões de euros do OPP.

Mais informações em opp.gov.pt ou em https://www.facebook.com/OrcamentoParticipativoPortugal/