Incêndios 2017: Cáritas entrega casa recuperada em Aldeia do Mato

A Cáritas Diocesana de Portalegre-Castelo Branco entregou no dia 5 de abril de 2018 a chave referente a habitação intervencionada após o grande incêndio ocorrido em agosto de 2017, localizada em Aldeia do Mato.

Após oito meses acomodada em casa de vizinhos, Maria do Céu Rosa Santos, de 76 anos, pode agora regressar à sua habitação atingida parcialmente durante o incêndio que assolou o norte do concelho entre os dias 09 e 13 de agosto.

O valor da intervenção nesta habitação, permanente, parcialmente atingida, foi de 21.780,00 €, totalmente assumido pela Cáritas Diocesana de Portalegre-Castelo Branco. A Câmara Municipal de Abrantes colaborou ativamente no processo através dos seus serviços técnicos. A União de Freguesias de Aldeia do Mato e Souto e a paróquia local também colaboram.

A intervenção efetuada por uma empresa local consistiu nos seguintes trabalhos: Limpezas e demolições necessárias, substituição integral da cobertura e pavimentos; execução de rede de águas, rede de esgotos com fossa estanque sética, rede de gás e eletricidade; construção de instalação sanitária e cozinha com os respetivos equipamentos; reparação e beneficiação de paredes e vãos.

Também em Aldeia do Mato, uma outra habitação atingida na sequencia do mesmo incêndio está a ser recuperada pela Cáritas, com a colaboração da Câmara de Abrantes. Segundo Elicídio Bilé, presidente da Cáritas Diocesana de Portalegre - Castelo Branco, a obra encontra-se na reta final.
Maria do Céu Albuquerque, presidente da CMA agradeceu à Cáritas mais este contributo e sublinhou que a instituição “diz sempre presente naquilo que são as necessidades da nossa população”.