FINAbrantes 2018

A Câmara Municipal de Abrantes e o movimento associativo do concelho formalizaram no dia 17 de abril, no antigo lagar da Herdade da Murteira, na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural (EPDRA), Freguesia de Mouriscas, os contratos-Programa do FINAbrantes – Programa de Apoio a Coletividades do Concelho de Abrantes, na sequencia das candidaturas aprovadas no âmbito das medidas de apoio a atividades culturais, sociais, eventos diversos e atividades promovidas por associações juvenis.

São apoiadas 59 coletividades, no montante global de € 317.492,16. Ao total deste montante soma-se ainda a verba relativa ao apoio à atividade desportiva no concelho, no valor de 184 mil euros, cujos contratos-programa foram assinados com os clubes e outras entidades, em dezembro de 2017, pelo que a Câmara está a colocar ao serviço dos movimentos associativos mais de meio milhão de euros de investimento.

O anfitrião da sessão foi o diretor da EPDRA. A opção de formalizar o apoio ao movimento associativo fora da sede do Concelho, foi considerado por João Quinas “um exemplo de governação descentralizada”.

Já Maria do Céu Albuquerque sublinhou a vitalidade do movimento associativo no concelho de Abrantes. A presidente da Câmara agradeceu o trabalho de cada uma das entidades pelo valor que acrescentam nas dinâmicas da comunidade, afirmando que o Executivo não entende a Cultura, a Ação Social o Desporto ou as atividades ligadas aos movimentos juvenis como sendo atividades exclusivas da CMA, do Governo ou das associações. “É um trabalho em que todos temos de nos envolver” disse a autarca, considerando as Juntas de Freguesia “parceiros insubstituíveis no terreno”. Dirigiu ainda uma palavra de estímulo aos dirigentes e colaboradores das associações, “homens e mulheres de boa vontade” por darem do seu tempo e das suas famílias a favor da atividade associativa, num exercício de cidadania ativa.