Monumento aos Combatentes do Ultramar em Tramagal

No dia 21 de abril foi inaugurado na Vila do Tramagal um memorial em homenagem aos combatentes desta Vila que participaram na chamada Guerra do Ultramar.
A cerimónia foi presidida pelo secretário de Estado da Defesa, Marcos Perestrello, pelo Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-General Chito Rodrigues e pelos autarcas de Abrantes e Tramagal, Maria do Céu Albuquerque e Vitor Hugo Cardoso. Marcaram presença em grande número outras individualidades civis e militares, familiares, população, militares e ex-combatentes, com destaque para a presença de vários núcleos locais da Liga.
Localizado na Rua do Mercado, frente ao Largo dos Combatentes da Grande Guerra, o monumento apresenta três placas de pedra representando os três ramos das Forças Armadas, onde estão gravados os nomes dos vários países e continentes referentes à Guerra no Ultramar. Inclui um memorial com a inscrição “Para que a memória não se perca”, referente ao combatente do Tramagal João Lourenço Nunes, o único militar da Freguesia que perdeu a vida na Guerra do Ultramar. Foi na Guiné, em fevereiro de 1968.
A construção do monumento foi um propósito que partiu da sociedade civil, através de um grupo de ex-combatentes da freguesia, acompanhado pelo núcleo de Abrantes da Liga dos Combatentes. A CMA e a Junta de Freguesia assumiram o investimento, que rondou os oito mil euros, tendo ainda contado com outros apoios, nomeadamente da empresa Diorama.