Candidaturas da empresa Tectania

A Câmara de Abrantes aprovou no dia 15 de maio de 2018, por unanimidade, as candidaturas da empresa Tectania – Tecnologia Automóvel para aquisição a preço simbólico (1,50€/ m²) de terreno no Parque Industrial de Abrantes Zona Sul (Ramalhais) e a concessão de apoios de natureza fiscal para instalação de uma empresa exportadora da indústria automóvel, motorizadas e motociclos. A aprovação aconteceu no âmbito do quadro de incentivos fiscais da CMA a projetos empresariais que contribuam para o desenvolvimento económico e para a criação de emprego no concelho, o AbrantesINVEST.
A empresa pretende instalar em Abrantes uma unidade de investigação, conceção, desenvolvimento, fabricação e comercialização de veículos automóveis, motorizadas e motociclos direcionados para o segmento de off-road/aventura, com propulsão convencional, elétrica, ou baseada em fontes renováveis de energia, apostando na fabricação e comercialização de automóvel representativo de uma marca portuguesa, num investimento privado na ordem dos 44 M€
A instalação da unidade será faseada, previsivelmente até 2023, altura que os promotores preveem um total de 251 postos de trabalho diretos.
De entre as várias alternativas noutros pontos do país, a decisão dos promotores recaiu em Abrantes pela localização estratégica; pela oferta de um conjunto de incentivos de natureza fiscal, tributária e financeira; a área de implantação disponível na Zona Industrial; pelo acompanhamento do processo (via verde investimento) por parte dos serviços do município e pelo leque alargado de fornecedores a nível nacional.
Num primeiro momento, através de contratos de licenciamento com as entidades TAC MOTORS SA e AJP MOTOS, irá fabricar uma nova versão do Modelo Stark 4x4 e todos os modelos desenvolvidos pela empresa portuguesa AJP MOTOS, sediada em Penafiel.
Os promotores do investimento, dois Engenheiros com uma vasta experiência na gestão de empresas do setor automóvel e de motociclos, no Brasil, criaram uma sociedade por quotas repartida, com sede em Abrantes. A empresa encontra-se instalada desde 2017 no Parque Tecnológico do Vale do Tejo.
A presidente da Câmara anunciou na reunião do Executivo que o processo de captação desta empresa para o concelho de Abrantes teve início em fevereiro de 2017, tendo adiantado que segundo os promotores