Reordenamento da Rede Escolar

A Escola 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) de Carvalhal vai manter-se em funcionamento no próximo ano-letivo, 2018/19, de acordo com a proposta de reordenamento e do reajustamento da Rede Escolar, no concelho de Abrantes. Pese embora se preveja que menos de 10 alunos frequentem esta escola, a Câmara de Abrantes solicitou junto da direção regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo uma autorização excecional para a sua manutenção. Os argumentos apresentados prendem-se com os seguintes factos: a não existência de nenhum outro estabelecimento escolar, sendo que o mais próximo se situa a cerca de 15 km; a escola recebe crianças de toda a zona norte do concelho, sendo organizados transportes, a cargo do município, para esse efeito.
Relativamente às escolas do 1º CEB, será encerrada a escola básica de Concavada. Os 4 alunos que frequentam este estabelecimento serão reintegrados na Escola Básica de Alvega.
No que respeita à Edução Pré-escolar, serão encerrados o Jardim de Infância (JI) de Concavada e o JI de Arreciadas.
No caso do JI de Concavada, as menos de 6 crianças terão como escola de acolhimento a Escola Básica de Alvega. Uma vez que deixará de existir 1º ciclo, considerou-se que as crianças do pré-escolar beneficiarão com esta mudança, pois poderão contactar, no mesmo espaço físico, com crianças de outros níveis de ensino e usufruir de outras atividades enriquecedoras e de aprendizagem e de uma maior partilha de experiências e de um maior desenvolvimento cognitivo, pessoal e social. Durante o período de férias escolares, a Escola Básica de Alvega será alvo de obras de melhoramento. A CMA tem em curso um procedimento para aquisição de serviços para elaboração dos projetos de arquitetura e especialidades, com vista a uma intervenção de fundo neste estabelecimento escolar que irá candidatar a fundos comunitários.
Já em relação ao JI de Arreciadas, a escola de acolhimento das crianças será o J.I. na E.B. de Rossio ao Sul do Tejo que oferece boas condições de edifício e a oferta de serviços e de equipamentos materiais que melhor respondem às necessidades das crianças. O J.I. de Arreciadas tem atualmente um número reduzido de crianças (seis), não se prevendo o seu aumento. Para além disso, o edifício onde o mesmo funciona carece de algumas obras de melhoramento, que não se justificam, tendo em conta o facto de haver bem perto outro J.I. com melhores condições. A demais, o seu encerramento estava previsto no âmbito da Carta Educativa em vigor, tendo em conta a previsão da diminuição do número de crianças inscritas.
O Conselho Municipal de Educação (CME) analisou e pronunciou-se favorável à proposta de reordenamento e do reajustamento da Rede Escolar. Na reunião de Câmara realizada ontem, dia 26 de junho, o Executivo Municipal deliberou, por maioria, com o voto contra do BE, concordar com o parecer.
A vereadora da Educação, Celeste Simão, reuniu com os pais dos alunos das referidas escolas no sentido de informar sobre a intenção de encerramento dos estabelecimentos e a cerca das condições que a Câmara vai garantir em matéria de transportes e refeições.