Manuel Lopes de Sousa

Reunida no dia 27 de novembro, o Executivo Municipal aprovou, por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento de Manuel Lopes de Sousa, ocorrido no dia 24 de novembro de 2018.
Manuel Lopes de Sousa foi o mais produtivo inventor de Portugal. Nasceu em Abrantes, no ano de 1923 e os seus inventos e os galardões de inovação são o reflexo de uma vida associada à criatividade e a um talento singular.
Viu vários dos seus inventos serem premiados nacional e internacionalmente e continuou praticamente até ao fim da vida a ser um inventor. Um criativo. Um empreendedor. Um homem que inspirou e continuará a inspirar gerações.
Em 1995, foi-lhe atribuída a medalha municipal de mérito industrial da cidade.
Em 2016, integrou o conjunto de abrantinos notáveis, recebendo a medalha do Centenário da cidade.
Serviu o país e levou o nome de Abrantes além-fronteiras.
Manuel Lopes de Sousa tem um lugar assegurado na história, enquanto figura incontornável como industrial e inventor.