Apoio à Instalação da Unidade de Cuidados na Comunidade

Foi formalizado a 10 de dezembro, o compromisso entre a Câmara Municipal de Abrantes e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) mediante a assinatura do Protocolo de Apoio à Instalação da Unidade de Cuidados na Comunidade.
O acordo foi assinando entre a CMA e a ARSLVT, na pessoa de Maria do Céu Albuquerque e Luis Augusto Coelho Pisco, respetivamente.
Por forma a viabilizar o fundamento do protocolo, foi necessário concretizar previamente entre a Câmara Municipal e o seu proprietário o Contrato de Arrendamento daquele espaço que acolhe agora a UCC e que durante décadas foi a sede da Casa de Saúde de Abrantes, no Alto de Santo António.
Testemunharam a iniciativa profissionais da saúde, entre os quais o Presidente do Conselho de Administração do Hospital do Medio Tejo e a Diretora Executiva do ACES do Medio Tejo.
Luis Fernandes, representante dos proprietários das instalações, manifestou a sua satisfação pelo empenho da Câmara Municipal, na pessoa da sua presidente, em toda a concretização deste projeto.
Luis Pisco presidente da ARSLVT manifestou na sua intervenção o seu agradecimento à Câmara Municipal da grande ajuda na área da saúde no Concelho, “seja no hospital, seja na Unidade de Saúde Familiar ou na mobilidade dos profissionais, o empenho tem sido inexcedível”

No uso da palavra, Maria Céu Albuquerque, manifestou a sua “satisfação na assinatura deste duplo contrato” e depois de recapitular o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela autarquia em Abrantes nesta área, deu como exemplos o apoio dado à Liga dos Amigos do Hospital com a realização de obras no hospital, ou o contributo de profissionais médicos nos cuidados primários, mas também a construção das USF de Abrantes e Rossio ou ainda com a aquisição de viaturas para apoio domiciliário,
A presidente da Câmara Municipal de Abrantes congratulou-se pelas soluções encontradas
para “dar uma resposta efetiva à necessidade das pessoas”, “num trabalho em rede e contando com os profissionais de saúde para que todos possamos criar as melhores condições para servir a nossa população”.
Recorde-se que a autarquia avança com este investimento, num trabalho concertado entre a CMA, o ACES Médio Tejo e o Centro Hospitalar, com o objetivo de poder contribuir para o processo de instalação desta nova valência e libertar o espaço onde funciona a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (centro de saúde), no sentido de dar celeridade à instalação da área das consultas externas e libertar espaço para a requalificação e expansão da urgência médico-cirúrgica do Hospital de Abrantes.