Hospital: Sala de observação clínica

No dia 22 de janeiro de 2019, entrou em funcionamento o novo espaço no Serviço de Urgência Médico-cirúrgica, na unidade de Abrantes do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), após obras de requalificação de uma ampla sala para acolhimento de doentes e observação clínica em urgência.

O novo espaço, localizado na urgência, permite acomodar um número de doentes em observação clínica em fase de urgência com todas as condições de conforto, segurança e qualidade clínica, criando também melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde.

Com capacidade para 14 macas e 4 cadeirões, o espaço ficou preparado para duplicar a sua capacidade de acolhimento de doentes, em situações de contingência.

Tratou-se de um investimento de 400 mil euros suportado pelo orçamento do Centro Hospitalar oriundo de reforços financeiros que o ministério da Saúde tem efetuado. A Liga de Amigos do Hospital de Abrantes colaborou na aquisição de equipamento com oito macas. Entretanto, a Liga dos Amigos do Hospital de Abrantes entregou ao Centro Hospitalar uma viatura adquirida pela Liga para transporte de profissionais, entre os 3 hospitais.

Esta intervenção antecede a grande obra de requalificação das Urgências do Hospital de Abrantes que deverá iniciar-se na primavera de 2019, como explicou o presidente do Conselho de Administração do CHMT, Carlos Andrade, durante uma visita ao novo espaço.

Já Luís Pisco, presidente da ARS-LVT sublinhou o que tem sido feito em conjunto com a autarquia e o Conselho de Administração deixando “uma palavra de agradecimento aos profissionais de saúde que têm trabalhado em condições que nem sempre são muito boas, nomeadamente aqui nas Urgências, e fizeram-no sempre com muita competência, profissionalismo e empenho”.

A presidente da Câmara deixou uma palavra de agradecimento e incentivo aos profissionais de saúde e congratulou a melhoria das condições de atendimento aos doentes de Abrantes, concelhos vizinhos, comunidade do Médio Tejo mas também uma comunidade mais alargada, nomeadamente o Alto Alentejo e a Beira Baixa.

Maria do Céu Albuquerque disse ainda que, pese embora não sendo competência das Câmaras Municipais, Abrantes continua a sua linha de entidade colaborante, disponibilizando-se para fazer parte das soluções. Nesse quadro, lembrou que está em curso a instalação da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) no 1º piso da antiga Casa de Saúde, libertando uma parte significativa do edifício do hospital para instalar parte da consulta externa e para permitir que a Urgência possa ser expandida e servir com qualidade os utentes da Urgência.