Orçamento AHBVA - Esclarecimento

No programa “Prós e Contras” sobre a temática da Proteção Civil, transmitido pela RTP no dia 28 de janeiro, o senhor Fernando Curto, presidente da Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais, afirmou ter visto no Facebook a informação que reproduzimos, citando: “A Câmara Municipal de Abrantes, o seu corpo de bombeiros voluntários – passou de municipais para voluntários - quando tinha bombeiros municipais, o orçamento era 600 mil euros. Com um corpo de bombeiro voluntários, é um milhão e 94 mil euros”. Afirmou também, citamos: “ Está no Facebook , o orçamento aprovado pela Câmara Municipal e pelo seu corpo de bombeiros voluntários”.

A Câmara Municipal de Abrantes (CMA) esclarece que estas afirmações são falsas. A CMA não aprova os orçamentos da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Abrantes.
A notícia a que o senhor Fernando Curto se reporta refere-se ao orçamento de 2019 da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Abrantes, no valor de 1.094.312,00 euros, proposto pela direção e aprovado em Assembleia Geral de sócios da Associação e não pela Câmara.

A base da notícia em apreço tem origem na reunião de Câmara realizada no dia 25 de janeiro, na qual esteve presente o presidente da direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Abrantes para, como acontece anualmente, “prestar constas” a todo o Executivo relativamente ao orçamento e plano de atividade da associação, tendo informado que o valor do orçamento da associação para 2019 se cifra no valor de 1.094.312,00 euros.

Insistimos: o orçamento em causa é da Associação e não é aprovado pela Câmara.

A gestão da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Abrantes é completamente autónoma.

Recordamos que, para fazer face aos encargos fixos do corpo de bombeiros, o Município e a Associação estabeleceram, em 2013, um protocolo através do qual a autarquia se comprometeu a atribuir-lhe um subsídio mensal, tendo por base o duodécimo dos encargos anuais que a Câmara tinha com a sua corporação municipal para fazer frente às regulares despesas de funcionamento do corpo de bombeiros. Esse valor da CMA para a Associação é de 550.182,12 euros/ano. O restante orçamento inclui receita própria da Associação.