Unidade de Saúde Familiar Beira Tejo

O Primeiro-ministro, António Costa, e a ministra da Saúde, Marta Temido, visitaram e inauguraram as instalações da Unidade de Saúde Familiar Beira Tejo, no Rossio ao Sul do Tejo, no dia 13 de março de 2019. Também se inteiraram do modelo de organização da prestação de cuidados primários de saúde.
A comitiva integrou ainda os secretários de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque e dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro. Quem também esteve presente foi a Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco.
O primeiro-ministro enalteceu o investimento da Câmara de Abrantes neste equipamento de saúde, recordando que a obra permitiu retirar o antigo posto médico do Rossio de um primeiro andar de um edifício de habitação que carecia de condições de mobilidade.
O Presidente da Câmara disse que a autarquia tem sido parceira ativa no investimento em equipamentos de saúde, “por ser uma área prioritária e de maior proximidade às pessoas”.
Manuel Jorge Valamatos passou em revista todos os investimentos da Câmara realizados em equipamentos vocacionados para a saúde, desde construção de edifícios, aquisição de viaturas para cuidados ao domicílio e apoio financeiro à fixação de médicos no Concelho. Trata-se de um esforço financeiro com vista a minimizar o problema da falta de médicos de família. Esse trabalho é realizado em parceria e consonância com o ministério da Saúde.