Passes mais baratos

Os passes dos transportes urbanos no concelho de Abrantes ficaram mais baratos desde o dia 01 de abril.
Através do financiamento atribuído pelo Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos (PART), iniciativa do Governo, a Câmara de Abrantes assinou um protocolo com a Rodoviária do Tejo, entidade gestora dos TUA – Transportes Urbanos de Abrantes, que estabelece a redução dos tarifários dos passes.
Assim, a tarifa do passe normal, que custava mensalmente 20,80€, passou a custar 15,60€, tendo uma redução de 25%.
O passe de estudante terá uma redução mensal de 31%. Custava até agora 18,80€, sendo que passou para 13,00€.
Quanto ao custo do passe conhecido como 3ª idade, teve uma redução de 40%. A sua aquisição mensal era de 12,05€ e passa agora para 7,20€
Os passes destinados aos estudantes do ensino não superior, no âmbito da Ação Social Escolar, tiveram uma redução mensal de 25%.
O diferencial de receita tarifária associado à aplicação dos descontos será custeado pela Câmara de Abrantes que será, depois, compensada através do Fundo Ambiental, através do Orçamento do Estado.
A Câmara de Abrantes adere a esta iniciativa através da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, CIMT, contribuindo para incentivar a população à utilização dos transportes públicos e para combater os efeitos negativos associados à mobilidade.
No âmbito da aplicação do PART, a CIMT anunciou em conferência de imprensa que vai aplicar o investimento destinado às comunidades intermunicipais no Transporte a Pedido, cujos tarifários também serão reduzidos. Outra novidade é a ligação das cinco cidades do Médio Tejo – Abrantes, Entroncamento, Ourém, Tomar e Torres Novas – até ao final de 2019.