Orçamento Participativo: Carrinha do Cidadão

A Assembleia Municipal de 19 de junho de 2019 aprovou, por unanimidade, o contrato interadministrativo a celebrar entre o Município de Abrantes e a Junta de Freguesia de Rio de Moinhos para a implementação do projeto “Carrinha do Cidadão”, no âmbito do Orçamento Participativo.
No essencial, o projeto visa a criação de um gabinete itinerante para apoio às populações das freguesias de Rio de Moinhos, Martinchel, União das Freguesias de Aldeia do Mato e Souto, Fontes e Carvalhal, nomeadamente, nas áreas dos cuidados básicos de saúde, ação social e apoio psicológico, bem como, em tarefas da vida diária dos cidadãos.
A Câmara cede uma carrinha que percorrerá as freguesias a norte do concelho, completamente equipada e preparada para responder às necessidades daquelas populações, permitirá o acompanhamento/encaminhamento de indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social, bem como, facilitará o seu acesso a serviços públicos prestados no atendimento do Município e no Espaço do Cidadão. De acordo com o protocolo, a Câmara de Abrantes ficará também responsável, entre outras, pela cedência de equipamento de comunicações móveis (telemóvel), com acesso à Internet e de equipamentos de saúde, nomeadamente, medidor de colesterol, triglicéridos, glicose;
A Junta de Freguesia de Rio de Moinhos manifestou interesse em assumir a liderança desta
parceria com o Município e com as restantes Juntas de Freguesia da área de abrangência do
mesmo.
Entretanto, a Câmara comprometeu-se a monitorizar o desempenho deste serviço e avaliar a possibilidade de replicar o serviço ao sul do concelho.