Educação: Prémios de Mérito

A Câmara de Abrantes e a Tejo Energia asseguram anualmente a parte financeira correspondente aos prémios, enquanto as escolas envolvidas desenvolvem o processo de seleção dos alunos, sendo que a regra do apuramento é a obtenção da melhor média.

A entrega dos Prémios de Mérito aos melhores alunos que concluíram o ensino secundário ou profissional nas escolas do concelho de Abrantes realizou-se no dia 14 de dezembro, no auditório da EPDRA - Escola Profissional de Desenvolvimento Rural, em Mouriscas.
Os prémios, no valor individual de 1.250 euros, são um incentivo ao mérito escolar dos alunos e resultam de um protocolo de colaboração estabelecido em 2012 entre a Câmara Municipal, a Tejo Energia, os dois agrupamentos escolares e a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural (EPDRA).
Para a presidente da Câmara, os prémios são, também, um “estímulo” para todos os outros alunos. Maria do Céu Albuquerque deixou uma palavra de reconhecimento aos pais, aos professores e ao pessoal não docente das escolas, enaltecendo o papel de cada um para o sucesso escolar dos alunos. Para a autarca, todos fazem parte de um “ecossistema” que inclui a Câmara, através do Projeto Educativo Municipal, entre outras políticas municipais, mas também as instituições concelhias, como a Tejo Energia que, no âmbito da sua responsabilidade social, contribui financeiramente para a atribuição destes prémios anuais.
Maria do Céu Albuquerque referiu ainda, o facto de alguns dos prémios terem sido atribuídos, este ano, a alunos de cursos mais criativos, porque, sublinhou, “é desta diversidade que se prepara o novo mundo do trabalho”.

Os alunos de Mérito no ano-letivo 2017/18 são:
Mafalda Duque Morgado Marques – Ensino Secundário – Escola Manuel Fernandes;
Sara Filipa de Jesus Matos Costa – Ensino Profissional – Escola Manuel Fernandes;
Beatriz Felício da Costa – Ensino Secundário – Escola Solano de Abreu;
Vasco Rafael Saldanha Rodrigues – Ensino Profissional - Escola Solano de Abreu;
Maria Alice Almeida e Silva – Ensino Profissional – EPDRA.

Novo Comandante do RAME

No dia 13 de dezembro de 2018, o novo Comandante do Regimento de Apoio Militar de Emergência (RAME) apresentou cumprimentos à presidente da Câmara Municipal.
O Coronel de Infantaria Mário Alexandre de Menezes Patrício Alvares manifestou “abertura e disponibilidade” para dar continuidade à cultura de abertura da instituição militar à comunidade local e para continuar a ser “parceiro ativo” da autarquia.
Maria do Céu Albuquerque desejou ao novo comandante os maiores sucessos, salientando a “relevância e a capacidade instalada” do RAME ao serviço do país, a partir de Abrantes.

Carregamento de veículos elétricos

Um posto de carregamento para baterias de veículos elétricos encontra-se disponível desde 23 de novembro, no Largo 1º de Maio, frente ao edifício do Palácio da Justiça, no âmbito do sistema nacional MOBI.E.
O carregamento é livre, tendo sido disponibilizados 2 lugares de estacionamento exclusivamente para esse efeito.
O equipamento está dotado de 2 tomadas de carregamento AC com potência de 22kVA.
Em breve, a Câmara de Abrantes instará um outro posto de abastecimento na área do Parque Tecnológico, em Alferrarede.
A disponibilização deste equipamento visa a promoção da mobilidade energeticamente eficiente. A mobilidade elétrica é um importante contributo para a mobilidade sustentável e para o aumento da eficiência energética no transporte. Espera-se que este contributo seja cada vez maior, à medida que a autonomia dos veículos elétricos aumenta e, por conseguinte, um número crescente de utilizadores adere a esta nova forma de mobilidade.


Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.