Cerimónias do Dia da Cidade

A Câmara Municipal de Abrantes (CMA) celebrou os 103 anos da elevação de Abrantes a cidade, numa cerimónia realizada na manhã do dia 14 de Junho de 2019 no Castelo/Fortaleza, local carregado de história.

Na presença do Chefe de Estado-Maior do Exército, General Nunes da Fonseca, foi atribuída a medalha de mérito municipal ao Regimento de Apoio militar de Emergência (RAME), tendo o seu 1º Comandante, Coronel César Reis, recebido um louvor do município.

No discurso alusivo à data, o presidente da CMA, Manuel Jorge Valamatos, referiu o RAME como uma estrutura de referência incontornável de suporte à proteção e à sociedade civil”, sublinhando a “postura cooperante, o diálogo institucional permanente”, mas também realçou “A abertura da instituição militar cada vez mais notória, o apoio continuado aos múltiplos programas de intervenção comunitária e, até, de realização conjunta (como hoje), reforçam esta posição de cooperação, num trabalho permanente de convergência de esforços entre as forças civis e militares”.

 
 Manuel Jorge Valamatos deixou ainda uma palavra de reconhecimento aos ex-combatentes e às suas famílias, “pela coragem com que deram o melhor de si por Portugal”.

A parada militar foi realizada pelo RAME e a cerimónia contou também com a banda do Exército.

Dirigindo-se aos Abrantinos, o presidente da Câmara evocou o passado histórico, “Celebramos o compromisso que ao longo de décadas foi construído por homens e mulheres desta comunidade” e disse que o futuro se fará com todos: “Cabe a todos nós, Abrantinos, continuar a inovar, a consolidar a nossa confiança no futuro. Cabe a cada um de nós promovermos positivamente a nossa cidade, o nosso turismo, a nossa gastronomia, a nossa economia, a nossa inovação, a nossa educação, a nossa saúde”, concluindo com um compromisso: “Queremos continuar a olhar para as nossas pessoas, freguesias, instituições e empresas, encontrando sempre as melhores soluções em conjunto”.

 

Intervenção do Presidente da Câmara de Abrantes


Homenagem aos trabalhadores da Câmara

Os trabalhadores da Câmara Municipal e dos Serviços Municipalizados de Abrantes com 25 anos de serviço, bem como os que passaram à situação de aposentação no ano de 2018, foram homenageados durante a cerimónia alusiva ao Dia da Cidade, 14 de junho, realizada no Castelo da cidade.
Entregaram as medalhas de dedicação e bons serviços o presidente da Câmara, Manuel Jorge Valamatos, o presidente da mesa da Assembleia Municipal, António Mor e Júlia Augusto, presidente da direção do Centro Social do Pessoal do Município.
“A vossa dedicação, empenho, responsabilidade e competência profissional, que cada um assume todos os dias, são de um valor inestimável e imprescindível ao sucesso desta organização”, referiu o presidente da Câmara na mensagem que deixou aos trabalhadores. Manuel Jorge Valamatos salientou que a homenagem do município é “um mais que justo reconhecimento público a cada um de vós, pelo contributo pessoal e profissional, determinante para a afirmação do nosso município”, tendo concluído que “Um concelho constrói-se com o contributo de todos. Constrói-se com o saber e a partilha de todos”.

 
Trabalhadores da Câmara que completaram 25 anos de serviço: Renato Manuel Rodrigues Justo; Maria Filomena Santos Gaspar; José António Lopes Pedro; Helena Paula Navalho Jerónimo Dias e Isilda Maria Gil Pereira Gonçalves.
Trabalhadores dos Serviços Municipalizados que completaram 25 anos de serviço: Maria Celeste Aparicio Ferreira; Mário Joaquim dos Santos Oliveira e Vítor Manuel Alpalhão Marques Oliveira.
Trabalhadores da Câmara que passaram à aposentação: Luis Miguel Poinhos Vicente; Filomena Maria Santos Gromicho M. Silva; José António Nunes Chambel; José Luis Serra Rosa; José Manuel Heitor; António da Conceição Almeida; Maria Guilhermina Rosa Barrento Correia; Francisco Fontinha Lopes Cruz e Maria José Grossinho Florêncio de Matos Gaspar.
Trabalhadores dos Serviços Municipalizados que passaram à aposentação: João Maria Rodrigues e José Rui Lopes Meira.


Conclusão da intervenção na cobertura da piscina

 Após três meses e meio de trabalhos, foram concluídas a obras de requalificação da cobertura da piscina coberta, no Complexo Municipal de Piscinas de Abrantes, visando a resolução definitiva dos problemas de infiltração e estabilização da temperatura interior. 

Também foi reforçado o ar condicionado no bar da referida instalação, com a implementação de uma nova unidade, para estabelecer as condições ambientais adequadas ao bem-estar dos utentes.

A intervenção foi financeiramente assumida pela empresa construtora da infraestrutura, ao abrigo da garantia bancária que ficou retida precisamente por estarem identificados esses problemas desde a sua construção. No seguimento das sucessivas reclamações por parte da Câmara Municipal e apesar das várias intervenções por parte da empresa adjudicatária da obra, as mesmas não se tinham mostrado totalmente eficazes.


Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.