Abrantes Ecossistema de Aprendizagem Transformadora

The Global Change Leaders é uma iniciativa promovida pela ASHOKA que, em fevereiro de 2018, em Lyon, juntou 250 líderes de mudança vindos de todas as partes do mundo, empenhados na criação de projetos pilotos de ecossistemas locais de aprendizagem transformadora, onde a Municipal de Abrantes esteve presente.

A ASHOKA, movida pelo sonho de criar um mundo EACH (Everyone e Changemaker), é uma organização não governamental internacional que procura tecer ecossistemas colaborativos, animados por uma sociedade civil consciente, empoderada e ativa na procura dinâmica e conjunta do bem comum.

A Câmara Municipal de Abrantes, como pólo reconhecido de inovação educativa e governação integrada, resultado do seu Projeto Educativo Municipal, foi convidada, pelo Ministério da Educação, a ser impulsionadora desta iniciativa, através de um projeto-piloto, em parceria com a Ashoka Portugal e com o IPAV – Instituto Padre António Vieira, uma associação cívica sem fins lucrativos, reconhecida como organização de utilidade pública (IPSS) e Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), que tem por missão a promoção da dignidade humana.

O objetivo deste projeto piloto será o de reforçar o trabalho colaborativo entre os vários atores da comunidade, através da promoção de experiências de aprendizagem transformadoras e da partilha com o mundo das práticas promissoras e aprendizagens e do caminho que Abrantes está a fazer em direção a uma mudança do paradigma educativo e da promoção do trabalho em rede.

O projeto piloto será desenvolvido ao longo de 16 meses, em parceria por três entidades: Ashoka Portugal, IPAV (Govint) e Câmara Municipal de Abrantes.

Projeto Amigos do Ziki

Considerando fundamental o desenvolvimento das crianças, e naturalmente o sucesso escolar futuro, o Município de Abrantes tem sido, cada vez mais, um interveniente ativo, oferecendo resposta às necessidades da comunidade educativa.

Deste modo, no ano letivo 2017/2018, iniciou-se nos J.I. públicos do concelho o Projeto “Amigos do Ziki”, o qual tem por objetivo capacitar todas as crianças (e não só aquelas que são consideradas de risco), a manterem uma boa saúde emocional e mental ao longo da vida.

O projeto “Amigos do Ziki”, é a versão portuguesa do programa internacional Zipp´s Friends, da Partnership For Children ( partnershipforchildren.org.uk), q1ue é um programa de intervenção precoce que tem como objetivo a promoção da saúde emocional e mental de todas as crianças. Promove o desenvolvimento de competências socio emocionais e de coping, desenvolvendo nas crianças as capacidades em grupo, de lidar com situações difíceis do ponto de vista emocional (divórcios, lutos, mortes, agressividade, Bullying, etc…). Promove ainda a entreajuda e prepara as crianças, de forma estruturada, com as competências de que elas necessitarão durante a vida, para fazer face às dificuldades do dia-a-dia e a situações de crise.

O “Amigos do Ziki” destina-se a todas as crianças no último ano do pré-escolar (com 5/6 anos), incluindo as que têm necessidades educativas especiais, pretendendo ser assim uma ferramenta para a promoção da saúde emocional e mental da população em geral.

O “Amigos do Ziki” é recomendado pela Organização Mundial da Saúde e está alinhado com o Programa Nacional de Saúde Escolar (novembro de 2015) e com as Orientações Curriculares para o Ensino Pré-Escolar (julho de 2016).

Este projeto inclui um suplemento para a Inclusão, preparado para o trabalho com crianças com necessidades educativas especiais, tanto em grande grupo, como em grupos pequenos, ou até individualmente.

Programa de Acesso Universal às Competências Digitais - TAGUSVALLEY DOJO

Com o objetivo de criar um ecossistema mais empreendedor e igualitário, a médio/longo prazo, a TAGUSVALLEY lançou, em 2016, o projeto Tagusvalley Dojo, um clube de programação ligado às novas tecnologias, que visa estimular e incutir nos jovens, de ambos os géneros, a importância de estarem mais conscientes e despertos para os desafios futuros, utilizando um espaço de aprendizagem contínua e de estimulo da criatividade e trabalho de equipa.

A criação de um programa voltado para o estímulo da programação, inserido quer na comunidade, quer nas escolas, é uma ambição da TAGUSVALLEY, com o objetivo de encorajar a criatividade e a diversão num ambiente relaxado e em conjunto com outros.
Neste sentido, este projeto irá ser desenvolvido em Abrantes, no ano letivo 2018/2019, envolvendo as turmas do 1ºCiclo do ensino básico do concelho.

Projeto “SER!...Feliz”

O projeto “SER!...Feliz” permite enquadrar novas formas de pensar, trabalhar, aprender, sentir, ir para além de conceitos e definições de comportamento pessoal e social, de regras de cidadania. O Yoga, a Meditação e a Respiração Consciente (Coaching Interno), serão os meios utilizados para promover o bem-estar físico e emocional e desenvolver em cada criança e jovem, uma comunicação interna equilibrada e harmoniosa, partilhando dessa forma a comunicação com o mundo exterior.

Este projeto, irá ser desenvolvido em Abrantes no ano letivo de 2018/2019 e envolverá a comunidade educativa do concelho de Abrantes, nomeadamente alunos, pais e docentes.