A Ação Social Escolar (ASE) traduz-se num conjunto de medidas destinadas a garantir a igualdade de oportunidades de acesso e sucesso escolares a todos os alunos dos ensinos básico e secundário, e a promover medidas de apoio socioeducativo destinadas aos alunos de agregados familiares cuja situação económica determina a necessidade de comparticipações financeiras.

Informação útil aos Encarregados de Educação.

Ação Social Escolar 2024/2025 e 2023/2024

Para aceder aos dados do/a seu/sua educando/a deverá aceder à plataforma Abrantes360 do Município de Abrantes – menu lateral - APOIOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO – ADESÃO A SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO.

Pode efetuar o seu registo com a Chave Móvel Digital, ou através do registo/autenticação normal.

O prazo para submissão do formulário referentes a 2024/25 termina a 30 de junho de 2024.

Agradecemos a sua colaboração e se surgir alguma dúvida no preenchimento pedimos que nos contacte através do email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Auxílios Económicos

Auxilios económicos 2024/2025

Escalões 1.º Ciclo / Pré-Escolar

Escalão A > Escalão 1 do Abono de Família:

Comparticipação para alimentação – 100%

Comparticipação para material escolar – 16€

Escalão B > Escalão 2 do Abono de Família:

Comparticipação para alimentação – 50%

Comparticipação para material escolar – 8€

refeições escolares

Regulamento do Funcionamento e Gestão dos Refeitórios dos Estabelecimentos de Educação e Ensino da Responsabilidade da Câmara Municipal de Abrantes

- Regulamento

prémios de mérito

Considerando a importância do percurso académico dos jovens que frequentam as escolas do Concelho de Abrantes, valorizando o empenho, traduzido o mérito e a excelência dos resultados, foi celebrado em dezembro de 2012, um protocolo entre o Município de Abrantes, a Tejo Energia e as Escolas do Concelho (Escola Secundária com 2.º E 3.º CEB Dr.º Manuel Fernandes, Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos c/ Ensino Secundário Octávio Duarte Ferreira, Escola Secundária Dr.º Solano de Abreu e Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes). Este Protocolo visa a participação do Município de Abrantes e a Tejo Energia com uma verba anual para a comparticipação dos Prémios a serem entregues aos alunos premiados.

bolsas de estudo

As inscrições para as Bolsas de Estudo do ensino superior, para o ano letivo 2023/2024, decorrem no período de 1 julho a 15 de agosto de 2023.

Podem candidatar-se os estudantes residentes no concelho de Abrantes que estejam a frequentar o ensino superior (início ou prosseguimento dos estudos) e cujas famí-lias se encontrem em situação de dificuldade económica.

As candidaturas podem ser submetidas através do link https://bolsas.rotaryclubdeabrantes.pt, onde também é possível consultar o respetivo regula-mento.

Este apoio social é dirigido aos estudantes residentes no concelho de Abrantes, que estejam a frequentar o ensino superior (início ou prosseguimento de estudos) e cujas famílias se encontrem em situação de dificuldades económicas.

A atribuição das Bolsas de Estudo resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal, o Rotary Club de Abrantes e a Fundação Rotária Portuguesa estabelecida em 2012.

Qualquer dúvida esclarecimento poderá ser esclarecido através do email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , ou no Serviço de Educação da Câmara Municipal de Abrantes, na Rua Manuel Constâncio.