desenho cadernos

Entre 10 de março e 29 de abril Abrantes é o destino ideal para desenhar ou escrever

Entre 10 de março e 29 de abril Abrantes é considerado o lugar ideal de partida e de chegada, ou destino a descobrir em si mesma com os “Cadernos de Viagem”, onde dezenas de artistas portugueses, nas áreas de desenho, literatura, fotografia, vídeo, jornalismo e multimédia vão desenhar, escrever ou falar sobre o tema central “viagens”.

Neste período, Abrantes tem o privilégio de ter entre si talentos como Pedro Cabral, Autor do blog Bonecos de Bolso e colaborador dos blogs Urban Sketchers e Urban Sketchers Portugal, as escritoras Raquel Ochoa e Maria do Rosário Pedreira, o abrantino Carlos Bernardo, autor do blog O meu Escritório é Lá Fora, ou o cineasta Vasco Ruivo.

Paralelamente haverá um programa de workshops e residência artística, lançamentos e feira do livro de viagens, exposições que resultam dos encontros de anos anteriores ou ainda um espaço aberto a todos os interessados em se juntarem aos participantes na exposição coletiva e na residência artística e viajar por Abrantes e desenhar, escrever, fotografar, ou filmar, vivendo-a como mais lhes agradar.

Alguns dos eventos ocorrem na Biblioteca Municipal António Boto, outros pelas freguesias e centro da cidade. Umas são destinadas ao publico em geral, outras a públicos mais restritos como aos alunos da ESTA, EPDRA ou Escolas Secundárias Solano de Abreu e Manuel Fernandes.

Os “Cadernos de Viagem” são a segunda jornada que acontece sob a responsabilidade do Comissário Eduardo Salavisa, por iniciativa do Município de Abrantes e a colaboração da Delegação do Centro da Ordem dos Arquitetos - Secção Regional do Sul.
Os Cadernos de Viagem de Abrantes são, à semelhança dos “Carnets de Voyage” de Clermont-Ferrant, um espaço de encontro e de fusão do desenho com a escrita de viagens e outras artes como a fotografia e o vídeo.

Programa aqui.
Roteiro da exposição aqui.