Estrutura produtiva

 

A base económica é muito diversificada e essa é uma das potencialidades mais importantes do Concelho. Abrantes não é uma cidade industrial, uma cidade turística, ou uma cidade de serviços, mas é tudo isso. Não tem uma vocação exclusiva. É uma cidade de serviços que assegura o essencial desses serviços nesta sub-região. É uma cidade com uma tradição industrial, que lhe permite ter um papel no desenvolvimento industrial e na estrutura do emprego na região. É também uma cidade com potencialidades turísticas e com capacidade de atrair visitantes.

Apesar de coexistirem no Concelho atividades ligadas aos três sectores produtivos é, seguramente, no Sector Terciário que Abrantes atinge o máximo de eficiência. A Cidade oferece um vasto leque de serviços caracterizados pela sua qualidade e diversidade, servindo uma população de cerca de 70.000 pessoas do Concelho de Abrantes e limítrofes: Instituições Bancárias e de Seguros, Segurança Social, Repartição de Finanças e Fazenda Pública, Tribunal Judicial, Ministério Público, Associação Empresarial do Concelho de Abrantes e Limítrofes, Núcleo do Nersant, Associação Comercial e de Serviços, Centro de Apoio e Dinamização Empresarial, entre muitos outros.

 
Ao nível industrial e empresarial, Abrantes entrou numa nova fase de crescimento, resultante do aparecimento de novas empresas, que alteraram substancialmente o quadro existente. Com o desaparecimento das tradicionais indústrias metalúrgicas que no passado engrandeceram a economia local, continua a ser o Azeite um dos principais agentes económicos da região. Nesta matéria, Abrantes dispõe de cerca de 50% da quota nacional do mercado. O aparecimento de novas empresas permitiu a diversificação da base económica e a localização estratégica de Abrantes conferiu-lhe características únicas que possibilitaram o investimento.

As indústrias alimentares, da madeira e da cortiça, do fabrico de peças metálicas, de componentes para automóveis, de máquinas, de equipamentos, de material de transporte, da produção de energia elétrica, assumem um papel muito importante no contexto local.


Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.