Gabinete de Ação Social

O gabinete de ação social é um serviço Camarário de apoio à comunidade, constituído por uma equipa multidisciplinar que implementa um conjunto de respostas sociais para resolução das problemáticas que afetam as famílias do Concelho, através da articulação interinstitucional e intrainstitucional.

O gabinete de ação social, como referido anteriormente tem um conjunto de respostas sociais, sendo elas o Regulamento de Apoio a Estratos Sociais Desfavorecidos, O Programa de Emergência Alimentar – PEA Cantinas Sociais no Concelho de Abrantes, a Rede de Intervenção na Violência, a Habitação Social, os Processos Sociais Gerais, O Serviço de Teleassistência, as Bolsas de Estudo e os Procedimentos Anuais.

Gabinete de Ação Social
Edifício Falcão
Rua Manuel Constâncio
2200-366 Abrantes
T. 241 330 100

Objetivos
• Contribuir para o desenvolvimento social, proporcionando projetos, programas e ações de resposta a necessidades sociais identificadas;
• Promover uma cidadania ativa para a inclusão social;
• Criar condições ao desenvolvimento pessoal;
• Intervir em áreas como: Acessibilidades; Cooperação; Dependências; Envelhecimento; Infância; Família; Interculturalidade; Pessoas com deficiência; Equipamentos sociais; Rede Social, etc.

Competências
Nos termos do art.º 43º do Regulamento de Organização dos Serviços Municipais ao Serviço de Ação Social compete:
• Realização de levantamentos e estudos de diagnóstico da situação nas mais diversas áreas (supra mencionadas), através de inquéritos socioeconómicos, questionários ou outras metodologias consideradas convenientes par o estudo da situação do Concelho;
• Colaborar com instituições vocacionadas para o apoio social, através da realização de projetos, bem como atendimento e encaminhamento dos munícipes sempre que solicitado e outras situações;
• Participar nas reuniões do Rendimento Social de Inserção, da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco, efetuando, em conjunto com outras entidades, o acompanhamento dos casos e respetivas famílias;
• Desenvolver ações de apoio a grupos de indivíduos específicos, às famílias e à comunidade, no sentido do desenvolvimento do bem-estar social;
• Avaliar e analisar casos sociais cujo atendimento seja efetuado diretamente pela Câmara Municipal, nomeadamente pedidos de habitação social, comparticipações financeiras para fins diversos, melhorias habitacionais, insuficiência económica, entre outras.