Recursos e programas de apoio social


Teleassistência

O Município de Abrantes pretende concretizar objetivos ao nível da responsabilidade social, através da Teleassistência da Cruz Vermelha Portuguesa, enquanto instrumento privilegiado de apoio à inclusão social.
A missão do Serviço de Teleassistência é fazer com que todos os seus utentes mantenham a sua autonomia e vivam a sua vida normalmente, no seu domicílio, desfrutando da sua comunidade social e local.


Definição
Serviço telefónico da Cruz Vermelha Portuguesa, em colaboração com o Município de Abrantes, que visa proporcionar apoio imediato em situações de risco e oferecer maior segurança aos/às munícipes;
Abrange um conjunto de serviços de resposta imediata em situações de urgência/emergência, segurança e solidão;
Este serviço é suportado por equipamentos disponibilizados ao/à utente pela Câmara Municipal de Abrantes, de forma a assegurar o pronto auxílio.


A quem se destina?
O Serviço de Teleassistência destina-se a todas as pessoas que se encontram em situação de dependência por
• idade
• doença
• incapacidade
• isolamento


Para beneficiar deste serviço o/a utente deve reunir, obrigatoriamente, as seguintes condições:
• Ter residência permanente no Concelho de Abrantes;
• Apresentar um rendimento mensal per capita, depois de deduzidas as despesas com saúde e habitação, igual ou inferior ao IAS – Indexante dos Apoios Sociais;
•Ter idade igual ou superior a 65 anos (excetuam-se os casos de comprovado grau de incapacidade ou dependência, que vivam em situação de isolamento ou insegurança, a serem verificados pelos serviços da Câmara Municipal);
•Possuir rede fixa de telefone no local de instalação do equipamento fixo.


Como funciona?
• Funciona através de um equipamento fixo ou móvel, que permite ao utente falar com o Call-Center da Cruz Vermelha Portuguesa, o qual avaliará a situação e dará a resposta mais adequada ao alerta
• Está disponível 24 horas por dia e 365 dias por ano

 
Teleassistência Fixa - em casa
No domicílio, a pessoa irá dispor de um terminal fixo e de um pendente, ambos com botão de alarme.
O pendente pode ser utilizado como pulseira ou colar.


Comunicação entre o/a utente e o/a operador/a:
Sempre que a/o utente sinta necessidade, carrega no botão de alarme (botão vermelho);
O alarme chega à Central da Cruz Vermelha Portuguesa e um/a operador/a estabelece contato telefónico em alta voz com o/a utente, procedendo á sua identificação imediata;
O atendimento é garantido por profissionais, com experiência na Cruz Vermelha Portuguesa e com formação na área social, em socorrismo, emergência, gerontologia, informática,   telemarketing  e na comunicação com pessoas dependentes.


De acordo com o(s) motivo(s) do contato, o/a operador/a:

• Atua/ apoia, acionando os meios mais adequados (112; Cruz Vermelha Portuguesa; Polícia de Segurança Pública/Guarda Nacional Republicana; Bombeiros; vizinhos/as; familiares);
• Mantém sempre o contato com o/a utente ou com a rede formal ou informal de apoio, até que se solucione o motivo do alarme.


Vantagens do Serviço de Teleassistência
Permite melhorar a qualidade de vida, saúde, segurança e auto-estima dos/as utilizadores/as:
• Assistência permanente em qualquer eventualidade;
• Mais tranquilidade, autonomia e segurança;
• Atendimento personalizado;
• Acompanhamento ativo, com o envolvimento quando necessário, das redes formal e informal de apoio;
• Permite à/ao utente viver na sua comunidade, evitando a sua institucionalização;
• Permite o eficiente apoio domiciliário e rentabilização eficaz dos recursos financeiros e humanos

Monitorização
• Monitorização feita mensalmente (Câmara Municipal de Abrantes)
• Visitas domiciliárias
• Contatos telefónicos
• Articulação com CVP
• Contactos regulares para verificar funcionamento do sistema (Cruz Vermelha Portuguesa)

Pelos resultados alcançados, conclui-se que este serviço de utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação contribui para a qualidade de vida das pessoas que dele beneficiam e para um envelhecimento ativo.

 


Apoio a estratos sociais desfavorecidos

O Programa de Apoio a Estratos Sociais Desfavorecidos tem como objetivo disponibilizar recursos para auxiliar pessoas em situação de carência económica, residentes no Concelho de Abrantes, minimizando as situações de pobreza e de exclusão social e contribuindo para o desenvolvimento social do concelho.
O Programa de Apoio a Estratos Sociais Desfavorecidos é um instrumento de suporte às dificuldades subjacentes na gestão familiar, não pretendendo apoiar todas as necessidades mensais das famílias do Concelho de Abrantes, mas algumas carências, de forma a garantir que as mesmas procurem o equilíbrio, a autonomia e a não dependência.

 
Os apoios incluem:
• Apoios continuados – apoios com carácter de continuidade avaliados como necessários para fazer face a uma determinada situação de vulnerabilidade social;
• Apoios de emergência:
- Apoios atribuídos com carácter pontual e urgente/imediato, a todas as pessoas que se encontrem em situação de emergência social.
- Apoios atribuídos com carácter emergente a pessoas sem-abrigo (vitimas de violência e vitimas de catástrofes/acidentes,…) 

Tipos de Apoio:
• Apoios Económicos Diretos
- Apoios económicos para a habitação permanente própria ou arrendada;
- Apoios económicos para a promoção do acesso a cuidados de saúde;
- Apoios económicos para a prossecução dos estudos/qualificação formativa;

• Apoios Económicos Indiretos
- Isenções e reduções de taxas


Documentos
Regulamento de Apoio a Estratos Sociais Desfavorecidos
Formulário de Apoio a Estratos Sociais Desfavorecidos


 

Alimentos para tod@s

No âmbito das medidas extraordinárias e de carácter urgente de resposta à situação epidemiológica do novo coronavírus, elencadas no Decreto-Lei n.º 10-A/2020, de 13 de março, no seu artigo 9.º, nº 4, a Câmara Municipal de Abrantes/Agrupamentos de escolas adotam as medidas necessárias para a prestação de apoios alimentares a alunos beneficiários do escalão A e B da Ação Social Escolar.

No pressuposto de que todas as crianças têm direito a usufruir de uma refeição condigna, mas que nem todos/as os/as encarregados/as de educação conseguem deslocar-se às escolas que as fornecem, quer pela distância, por não terem transporte próprio ou por motivos de saúde, quer pelo facto de ser difícil a entrega das mesmas ao domicílio, a Câmara Municipal de Abrantes, em conjunto com os parceiros da Rede Social, entende a necessidade premente de minorar esta situação.


 
Tendo em curso um conjunto de medidas de apoio social às famílias, urge adotar novas medidas de apoio extraordinárias para as famílias com crianças em idade escolar ou outras que necessitem de apoio alimentar e não tenham possibilidade de fazer face a esta carência, que não seja através de entrega de alimentos ou bens alimentares ao domicílio.
Assim, a Câmara Municipal de Abrantes adota medidas extraordinárias para responder a esta necessidade, através da entrega de cabazes alimentares às famílias.



flyer alimentos para todos

Fique em casa com segurança


fique seguranca


FINAbrantes - Medida Social

Destina-se a apoiar as atividades regulares e projetos de intervenção social e comunitária, dirigidos a pessoas em situação de vulnerabilidade social, nomeadamente crianças desfavorecidas, idosos em isolamento social, pessoas em situação de pobreza, desemprego, deficiência, imigrantes ou minorias étnicas, residentes no concelho de Abrantes, cujo objeto não esteja protocolado com a Segurança Social.

Mais informações aqui.



Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.