História Calcula-se que a existência de Aldeia do Mato seja anterior ao séc. XIII. Nessa altura teria o nome de Aldeia da Mata, devido à quantidade de lenha existente. No passado, a grande fonte de rendimento desta Freguesia eram as oliveiras e o pinhal. A construção da Barragem de Castelo do Bode em 1951, levou ao desaparecimento de grande parte dos campos de oliveiras que ficaram submersos. O Souto foi sede de freguesia de 21 de Outubro de 1629 a 29 de Setembro de 2014, altura em que na sequência de uma reorganização do território, passou a integrar a União das Freguesias de Aldeia do Mato e Souto. A grande quantidade de castanheiros estará na origem do nome Souto.
Oragos Aldeia do Mato - Santa Maria Madalena Souto - São Silvestre
As Festas e Romarias Aldeia do Mato - último fim de semana de Julho Cabeça Gorda - último fim de semana de Agosto Carreira do Mato - quarto domingo de Agosto Atalaia - último fim de semana de Junho Souto - terceiro domingo de Agosto
| | Tradições Todos os anos por ocasião do dia de Reis (6 de Janeiro) comemoram-se os Reis e as Janeiras. Cantam-se de porta em porta cânticos alusivos a esta época. Conta a lenda que a Capela de Nossa Senhora do Tojo foi construída para albergar a imagem da Virgem encontrada por um pastor, entre tojos e que a imagem voltava sempre ao local de aparição. A Capela tem inscrito numa das paredes a data de 1139, presumindo-se que esta romaria tenha mais de 800 anos. Anualmente realiza-se a romaria ao Santuário de Nossa Senhora do Tojo. Nessa ocasião é realizada uma missa, seguida de uma procissão.
Associações AJAF Souto SRS Souto ACDR Atalaia SCRCM Carreira do Mato AMIMATO Carreira do Mato GCRDCG Cabeça Gorda ACSRB Bairro Fundeiro ARCABIS Bioucas
Área – 44.68 km2 Habitantes – 859 Localidades – Aldeia do Mato, Pucariça, Medroa, Carreira do Mato, Cabeça Gorda, Bairro Cimeiro, Bairro Fundeiro, Vale de Chões e Vale Manso. Souto, Atalaia, Bioucas, Carregal, Maxieira, Quinta e Ribeira da Brunheta.
|