Lazer

Percurso
Sugerimos todos os lo­cais que per­mitam con­tem­plar a bela pai­sagem sobre a Al­bu­feira de Cas­telo do Bode. A Igreja Ma­triz é de­di­cada a Nossa Sra. da Con­ceição. A Ma­ta­gosa, um lugar com cerca de 300 anos de exis­tência, foi for­mada por duas fa­mí­lias que se ins­ta­laram em ter­renos que ou­trora per­ten­ceram à Ordem de Malta. É um local onde as lendas abundam, no­me­a­da­mente a da Bicha Pin­tada, de­sig­nação atri­buída pelos ha­bi­tantes desta al­deia à fi­gura enig­má­tica que em bem mar­cado sulco corre on­du­lante na face da ex­tensa laje, in­cli­nada a 25º, no sopé de alta fa­lésia si­tuada nas Bo­a­fa­reiras. Das di­versas his­tó­rias que se contam sobre este local, diz-se que entre o Pe­nedo Fu­rado e a Bicha Pin­tada existe um be­zer­rinho dou­rado que tem como guardiã uma linda moura en­can­tada. Na Ma­ta­gosa, o mo­nu­mento ao Cristo-Rei é um belo Mi­ra­douro, de onde se pode pre­sen­ciar uma bo­nita pai­sagem sobre a Al­bu­feira do Cas­telo do Bode. Deste local é também pos­sível ob­servar o Pe­nedo Fu­rado. Neste Mi­ra­douro existem 3 mo­nu­mentos que visam ho­me­na­gear a Mu­lher Por­tu­guesa, os Na­ve­ga­dores e Avi­a­dores. Na es­trada prin­cipal que liga Ma­ta­gosa a Ma­ta­go­sinha, junto à ponte, existe ainda a Fonte da Lua. Du­rante o Verão acon­selha-se a bons mo­mentos de lazer em Ma­ta­gosa e na Ma­ta­go­sinha.

Arquitetura

Na fre­guesia do Car­va­lhal existem três edi­fí­cios re­li­gi­osos de cons­trução re­cente. A igreja de­vo­tada a Nossa Se­nhora da Con­ceição, edi­fi­cada na dé­cada de 1960, em cum­pri­mento de uma pro­messa feita pela po­pu­lação, ro­gando a Nossa Se­nhora da Conceição que li­vrasse a al­deia dos fortes ata­ques re­a­li­zados por ma­ti­lhas de lobos.

Re­sul­tante do cum­pri­mento de uma graça re­gista-se a ca­pela de­di­cada ao Se­nhor dos Aflitos, inau­gu­rada em 2004, que foi ofe­re­cida por um ha­bi­tante local à co­mu­ni­dade.

 

O ter­ceiro es­paço re­li­gioso da fre­guesia é de­vo­tado também a Nossa Se­nhora da Con­ceição, no Lugar da Ma­ta­gosa. Na res­tante fre­guesia ob­servam-se ainda, ou­tros mo­nu­mentos de fé.

Na fre­guesia do Car­va­lhal existem al­gumas casas de ha­bi­tação bis­se­cu­lares, bem como fon­ta­ná­rios dis­persos pela fre­guesia. Des­taca-se também o mi­ra­douro da Ma­ta­gosa, por ini­ci­a­tiva do bem feitor Prior da Ma­ta­gosa, si­tuado na con­fluência de 3 con­ce­lhos ( Abrantes, Vila de Rei e Sar­doal).

 

O que comer
A cu­li­nária da fre­guesia re­cebe in­fluên­cias beirãs, nas migas de pão de milho com feijão e couve ga­lega ( de­sig­nada vul­gar­mente como couve-ra­tinha) e alen­te­janas  (nos en­chidos e em açordas, de­sig­nadas pela po­pu­lação mais an­tiga como "sopas-alvas").

Al­gumas fa­mí­lias ainda criam porcos. O dia da ma­tança do porco dá azo à reu­nião de fa­mi­li­ares com os pe­tiscos das fe­bras gre­lhadas, canja de porco, mi­o­leira e iscas. Du­rante as festas de verão que se re­a­lizam no dia de Nossa Se­nhora da As­sunção,15 de agosto, (du­rante muito tempo con­si­de­rada pela po­pu­lação como a pa­dro­eira da po­vo­ação) e nas festas de Todos-os-Santos, cada casa cos­tuma fazer os cha­mados bolos lê­vedos (ou broas).


Onde Parar
Café Cin­tonel - 241 841 000
Café Ti Er­me­linda - 241 841 242
Café Pas­sa­rinho - 241 841 282
Café Os Aven­tu­reiros


Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.