A freguesia

História
Car­va­lhal é uma das 13 fre­gue­sias do con­celho de Abrantes. Com uma área de 17.45 Km2 con­fron­ta a no­ro­este com o con­celho de Vila de Rei e a su­do­este com o con­celho de Sar­doal. Em 1758, se­gundo os dados cons­tantes nas “Me­mó­rias Pa­ro­quiais”, a fre­guesia era for­mada por seis lu­gares. A al­deia apre­sen­tava-se des­do­brada em dois nú­cleos Car­va­lhal e Vendas de Car­va­lhal. Exis­tiam ainda os lu­gares de Vendas de São Do­mingos, Ma­ta­gosa e Carril, este úl­timo também des­do­brado em Ci­meiro e Fun­deiro, So­bral Basto e, Vale Tá­buas.

O nú­cleo mais an­tigo lo­ca­liza-se num vale, pró­ximo dos cursos de água e dos ter­renos mais fér­teis, de­sig­nado Car­va­lhal de Baixo. Igual­mente si­tu­ados em vales en­con­tram-se os lu­gares do So­bral de Basto e de Vale Tá­buas. Quanto ao lugar do Carril é um im­por­tante troço viário. Em re­lação ao lugar de São Do­mingos, surge do­cu­men­tado, no séc. XIV, por São Do­mingos da Roda.

 
Artesanato local
Nas artes po­pu­lares os ar­tistas são tra­ba­lha­dores. No Car­va­lhal o se­nhor Maurício Alves, já fa­le­cido, deixou um es­pólio de ob­jetos em mi­ni­a­tura feitos em lata. A ar­tesã Maria Ger­trudes Li­be­rata Sal­gueiro no seu tempo livre de­dica-se a fa­bricar bo­necos de trapos, ves­tidos se­gundo os usos e cos­tumes de uma vi­vência já de­sa­pa­re­cida.

A Festa
Cantar dos reis (J M V)
Cantar das janeiras (Populares)
Festival de folclore (G E B)
Festas de verão (Populares)
Magusto ( os lobos)


Área – 17.45 km2
Habitantes – 1500
Localidades – Carvalhal, Carril, Matagosa, Matagosinha, S. Domingos, Sobral Basto e Vale Tábuas.


Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.