A freguesia

Mou­riscas é uma fre­guesia do con­celho de Abrantes, com uma área de cerca 35 km2 e cerca de 1800 ha­bi­tantes, dis­tando de Lisboa à volta de 150 km. Situa-se na margem di­reita do rio Tejo com o qual sempre teve uma forte li­gação. O rio serviu ou­trora como a grande via de co­mu­ni­cação para fazer es­coar os seus pro­dutos quer a mon­tante, quer a ju­sante até Lisboa. Os prin­ci­pais pro­dutos da re­gião eram es­sen­ci­al­mente pro­dutos agrí­colas, tais como o azeite, o figo entre ou­tros mas também as te­lhas e os ti­jolos que eram pro­du­zidos em fornos que por cá exis­tiam e ainda existem e que apro­vei­tavam o barro abun­dante na zona. Ainda hoje o rio Tejo tem um papel im­por­tante na fre­guesia uma vez que muitos se de­dicam à pesca, pro­fis­si­onal ou lú­dica mas também serve para mo­mentos de con­fra­ter­ni­zação e lazer em fa­mília ou com amigos. Mou­riscas foi tambémbas­tante co­nhe­cida em todo o país como centro de pro­dução de seiras e ca­pa­chos para a ex­tração do azeite mas também graças à sua in­dús­tria pi­ro­téc­nica.

Tem acesso di­reto à A23 e possui es­tação fer­ro­viária, fa­tores im­por­tantes na mo­bi­li­dade dos nossos ha­bi­tantes e vi­si­tantes. É sede da Es­cola Pro­fis­si­onal de De­sen­vol­vi­mento Rural de Abrantes (EPDRA), que possui ins­ta­la­ções no centro da fre­guesia (ins­ta­la­ções do an­tigo Co­légio In­fante Sa­gres) e uma ex­plo­ração agro-flo­restal com cerca de 63 ha onde os alunos têm a pos­si­bi­li­dade de terem con­tacto di­reto com a re­a­li­dade agrí­cola, zo­o­téc­nica e flo­restal.

Possui igual­mente um centro de Ter­ceira idade (ACATIM) que acolhe cerca de 30 idosos para além de prestar apoio do­mi­ci­liário a muitas de­zenas de idosos que ainda podem per­ma­necer nos seus lares.  Na área de lazer e cul­tura a fre­guesia tem em ati­vi­dade o Grupo Des­por­tivo e Re­cre­a­tivo “Os Es­par­teiros”, o Grupo Et­no­grá­fico “Os Es­par­teiros”, a Banda Fi­lar­mó­nica Mou­ris­quense e a As­so­ci­ação Re­cre­a­tiva “Os Mou­riscos”.
Su­ge­rimos uma vi­sita à nossa Fre­guesia es­tando esta Junta ao dispor para quais­quer ou­tros es­cla­re­ci­mentos.

 
História
O nome de Mou­riscas re­sulta, se­gundo a lenda, da pa­lavra Mouro. Cha­mava-se aos mouros con­ver­tidos ao cris­ti­a­nismo - mou­riscos. Diz-se que a de­sig­nação desta lo­ca­li­dade de­riva de um con­junto de nú­cleos po­pu­la­ci­o­nais que se foram for­mando. Há também quem conte que foi este local o "sítio onde dois sol­dados cris­tãos abu­saram da fra­queza de duas don­zelas mouras".


As Festas

Ro­maria de São Se­bas­tião - 20 de Ja­neiro
Festa do Es­pí­rito Santo - 19 de Maio
Festa de Nossa Se­nhora dos Matos - 15 de Agosto
Festas dos Es­par­teiros - Junho ou Julho
Feira Mostra de Gas­tro­nomia e Ar­te­sa­nato – me­ados de Agosto
Re­cons­ti­tuição das des­ca­mi­sadas - sá­bado mais pró­ximo do dia 15 de Agosto


Área – 34.97 km2
Ha­bi­tantes – 1823
Lo­ca­li­dades – Casal das Al­deias, Bo­ga­lhinha, Ca­brais, Ca­marrão, Ca­ne­nhos, Casas Pretas, Cas­ca­lhos, Casos Vares, Casos Cas­ta­nhos, En­gar­nais Ci­meiros e Fun­deiros.


Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.