História de São Facundo No século XVI, São Facundo, tinha o nome de Zonalheira. Nessa data foi encontrado um Santo, que foi colocado na Igreja Matriz e a quem foi atribuído o nome de São Fagundo. A Zonalheira passou então a ter o nome de São Fagundo e, mais tarde, São Facundo. Antigamente, a festa era dedicada ao Mártir São Sebastião. De acordo com Agostinho A. Bernardino, o adro da Igreja era um espaço utilizado para a realização de um desporto apreciado naquela época - a luta. A ela acorriam forasteiros das freguesias e concelhos vizinhos para assistirem à festa do Mártir São Sebastião e à disputa da bandeira que o melhor lutador ganharia. O trofeu constituía merecida glória para a sua terra como atualmente a taça para o clube do jogador vitorioso.
História de Vale das Mós Segundo a lenda, o nome de Vale das Mós deriva do facto de a aldeia, no passado, possuir muitas mós. Nos dias de hoje, ainda podemos encontrar vestígios de moinhos, que apesar de não estarem em funcionamento, apresentam-se em bom estado de conservação.
| | As Festas de São Facundo Festa de Vale Zebrinho - último fim de semana de Junho Festa de São Facundo - penúltimo fim de semana de Agosto Festa da Barrada em Honra de Nª Sra. dos Aflitos - segundo fim de semana de Setembro Festa da Esteveira - primeiro fim de semana de Setembro
As Festas de Vale das Mós Verbena de São João - 24 de Junho Santa Protetora Nª Sra. de Fátima - último fim de semana de Agosto (jogos tradicionais, feira de artesanato e fotografia)
Área – 103,31 km2 Habitantes – 1525 Localidades – São Facundo, Barrada, Esteveira, Vale Zebrinho e Vale das Mós.
|