A união de freguesias

"Com a União ultrapassaremos todas as dificuldades"

História de São Miguel do Rio Torto
De acordo com a lenda, São Miguel do Rio Torto teve origem no Ulmeiro, cidade muçulmana, hoje com o nome de Moinho do Meio. Os habitantes mudaram de local por o considerarem doentio, instalando-se no cimo de um monte, de onde se pode contemplar uma bela paisagem sobre o vale do Rio Torto. Aquando da realização da festa em honra de São Miguel, na sexta-feira à noite, há uma procissão em que os dois Santos, São Miguel e Nossa Senhora da Conceição, se juntam. Diz-se que é nesta ocasião que São Miguel faz a sua visita anual à Aldeia. No domingo, há uma outra procissão, em que os Santos regressam para as suas Capelas.

História de Rossio ao Sul do Tejo

A povoação do Rossio foi titulada freguesia em 18 de maio de 1839. Antes, vários outros topónimos foram conhecidos para identificar a localidade: Porto do Tejo; Rocio das Barcas; Rossio de Abrantes. Na Idade Média aqui se situava o mais importante porto fluvial, a partir do qual se expediam para Lisboa e para fora do país produtos locais ou provenientes da Beira Baixa e do Alentejo. Banhada pelo Rio Tejo que durante séculos foi a artéria por onde circulava parte importante da economia da região, a importância estratégica do Rossio levou a Fontes Pereira de Melo estendesse o caminho-de-ferro do Entroncamento até Abrantes. Parte integrante da zona urbana da cidade, o Rossio é hoje uma localidade com vitalidade associativa, estando dotada de vários tipos de equipamentos e serviços, de saúde, escolares, sociais e de lazer.

As Festas
Feira de S. Matias – fevereiro /março

Festa das Bicas Junho Festa da Arrifana - Junho
Festa de Arreciadas - segundo fim-de-semana de Julho
"Noites de Verão no Coreto" no Largo D. Joana Soares Mendes - Julho e Agosto fins de semana (realização de concertos musicais, onde poderá saborear alguns dos pratos típicos da região nas "tasquinhas" distribuídas ao redor do Largo)
Festa em honra de São Miguel - 15 de Agosto
Mercados Ribeirinhos – Maio ou Junho

Área – 58.86 km2
Habitantes – 4881
Localidades – São Miguel de Rio Torto, Arreciadas, Arrifana, Cabrito, Carvalhal, Lameiras, Maiorga, Maria da Lança, Salvadorinho, São Macário, Vale Cortiças e Bicas (São Miguel de Rio Torto) e Rossio ao Sul do Tejo, Cabrito e Fojo (Rossio ao Sul do Tejo).