Welcome Center

mercado-diário

Mercado Municipal de Abrantes, a funcionar na Rua Nª Sr.ª da Conceição, também com entrada pelo Largo 1.º de Maio, junto ao Welcome Center.

De segunda a sexta
Piso 0: 08:00 – 19:00

Piso -1: 08:00 – 13:00
(*presença obrigatória, mas os vendedores podem estar até às 19h)
Piso 0, -1: 07:30 – 13:30
Produtos
Peixe: Todas as 3ªs feiras, 5ªs feiras e sábados. // Padaria, talho e cafetaria: Todos os dias // Hortícolas, frutícolas, pão e bolos: Todos os dias.

Welcome Center a funcionar no Largo 1º de Maio.

Horários de funcionamento

Todos os dias: 10 – 13:00 e 14 – 18:00.
Encerra nos dias: 01 de janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de maio e 25 de dezembro

Feiras e Mercados

Feira de S. Matias

Popular atração regional há já vários séculos, conta entre fevereiro e março, com carrosséis e outros divertimentos, espaços com jogos eletrónicos, barracas de quinquilharia, exposição e venda de viaturas e de alfaias agrícolas, bares, roulottes de farturas, pipocas e algodão doce, entre outros.

Realiza-se atualmente no Aquapólis, Margem Sul, em Rossio ao Sul do Tejo.

Até ao próximo dia 5 de janeiro de 2024, estão abertas as candidaturas para a atribuição de lugares (através de hastas públicas) para a centenária Feira de S. Matias que se irá realizar de 9 a 25 de fevereiro, no Aquapolis Sul, em Rossio ao Sul do Tejo.

Comunicado de imprensa | Normas | Formulário de candidatura | Plano de organização

Mercado Municipal e Welcome Center

O novo mercado municipal que integra um welcome center (loja de turismo e produtos locais) foi inaugurado no dia 25 de abril de 2015. Localizado no coração da cidade, em pleno centro histórico, o edifício é composto por 5 pisos, com elevador interno, escadaria exterior e ligação pedonal entre o Largo 1º de Maio (parque de estacionamento) e a Rua Nossa Senhora da Conceição. Tem áreas de venda de produtos alimentares, com predomínio de produtos hortícolas e fruta, talhos, peixaria, padaria, pastelaria e floristas.

O welcome center, com entrada pelo Largo 1º de Maio, tem a função de espaço de acolhimento aos turistas e nele existem publicações, material promocional, produtos regionais e artesanato local. Tratou-se de um investimento de 1,5 milhão de euros, financiado em 85% por fundos comunitários, no âmbito de uma candidatura ao programa “Mais Centro”. A intervenção consistiu na demolição total de um edifício em estado de ruina, no lote das antigas oficinas da Rodoviária do Tejo, e na construção de um novo edifício com linguagem contemporânea.

Regulamento

FEIRA RETALHISTA

A feira retalhista, vulgo mercado semanal, realiza-se no parque de estacionamento da Tapada da Fontinha, na cidade de Abrantes, todas as segundas feiras, com exceção das que recaiam em feriados nacionais ou municipal, e daquelas em que, pela Câmara Municipal, seja considerada necessária a sua não realização, caso que será anunciado por edital.

Regulamento | Plano de Contingência

Parque de estacionamento da Tapada da Fontinha -Abrantes
Segundas feiras das 07:30 às 18:00.
Não se realiza aos feriados nacionais ou municipal.

NOTA: De acordo com o Decreto n.º 2-B/2020, no Diário da República n.º 66/2020, 2º Suplemento, Série I de 2020-04-02 é permitido o exercício de atividade por vendedores itinerantes, para disponibilização de bens de primeira necessidade ou de outros bens considerados essenciais na presente conjuntura, nas localidades onde essa atividade seja necessária para garantir o acesso a bens essenciais pela população.

Entende o Município de Abrantes que esta atividade é essencial para evitar deslocações e aglomerados de pessoas.

O exercício de atividade por vendedores itinerantes, para disponibilização de bens de primeira necessidade ou de outros bens considerados essenciais na presente conjuntura, poderá ser efetuado em todas as localidades do Concelho de Abrantes, de acordo com o despacho do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, datado de 22 de abril de 2020, e com o parecer favorável da Sr.ª Coordenadora da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo, Maria dos Anjos Esperança, datado de 21 de abril de 2020.

FEIRA GROSSISTA

A feira grossista realiza-se na plataforma inferior do parque de estacionamento da Tapada da Fontinha, na cidade de Abrantes, todas as segundas feiras, com exceção das que recaiam em feriados nacionais ou municipal, e daquelas em que, pela Câmara Municipal, seja considerada necessária a sua não realização, caso que será anunciado por edital. Aqui, a venda apenas é permitida a outros comerciantes, retalhistas ou grossistas, a industriais, a utilizadores institucionais e profissionais ou a intermediários de bens novos ou usados, pelo que o acesso apenas é permitido a estes operadores.

Regulamento
Plano de Contingência

Plataforma inferior do parque de estacionamento da Tapada da Fontinha -Abrantes
Segundas feiras das 07:30 às 18:00.
Não se realiza aos feriados nacionais ou municipal.