codigo conduta

Rede de Museus de Abrantes

 

A Rede de Museus de Abrantes está em fase final de construção, sendo constituída por museus e coleções visitáveis instaladas no território de Abrantes, com particular incidência no centro histórico de Abrantes e na vila do Tramagal. Funcionará como produto cultural integrado no âmbito mais vasto de outras áreas de interesse turístico incontornáveis, como o património religioso ou o património natural.


A presença de museus no concelho de Abrantes remonta ao primeiro quartel do século XX com a criação do Museu Regional de Abrantes, D. Lopo de Almeida, no interior da Igreja de Santa Maria do Castelo. Em 2021, este antigo museu deu lugar ao Panteão dos Almeida. Em 2017 foi inaugurado na vila do Tramagal o Museu Metalúrgica Duarte Ferreira que, no ano seguinte, foi distinguido como prémio de Museu do Ano pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM).

 
Em dezembro de 2021, foi a vez do MIAA - Museu Ibérico de Arqueologia e Arte abrir portas. Em 2023, o MIAA foi também considerado o Museu do Ano pela mesma Associação. A Quartel - Galeria Municipal de Arte, que ocupa as instalações do antigo quartel dos bombeiros municipais, integra, do mesmo modo, esta rede de equipamentos culturais.


O Museu de Arte Contemporânea (MAC) Charters de Almeida, que se encontra em fase final de construção, fará igualmente parte da Rede de Museus de Abrantes. No futuro, a rede será complementada com os núcleos museológicos presentes no território do concelho de Abrantes.



Panteão dos Almeida

Localizado no interior da Igreja de Santa Maria do Castelo, na fortaleza da cidade, aqui o visitante poderá usufruir de ambientes cenográficos e sonoros, recordando dentro de cada espaço diferentes memórias da história e obra da família Almeida, a ínclita geração da nobreza portuguesa, associada à história de Abrantes e a vários momentos da história de Portugal. Na antiga sacristia exibe-se um documentário e no templo está também instalada uma mesa interativa que dá a conhecer de forma lúdica um conjunto de temas e personagens intimamente ligados com a história da Igreja. No acesso ao coro alto pode ainda observar-se algum acervo arqueológico recolhido em várias escavações que, em diferentes momentos, ocorreram na fortaleza abrantina.


Projeto de Museografia e Arquitetura Expositiva: Glorybox.

 
Horário de funcionamento

Horário de verão
Terça-feira a domingo das 10:00 - 12:00 e 14:00 - 18:00
Horário de inverno
Terça-feira a domingo das 09:00 - 13:00 e 14:00 - 17:00
Encerra à segunda-feira e feriados (exceto 25 de abril, 10 e 14 de junho, 5 de outubro e 1 de dezembro)
Observação: Última entrada 30m antes do encerramento

 


Museu Metalúrgica Duarte Ferreira

Repositório do historial da Metalúrgica Duarte Ferreira (MDF), do legado inspirador do pioneiro da indústria metalo-mecânica em Portugal, Eduardo Duarte Ferreira, e da memória da comunidade tramagalense. Foi inaugurado no dia 1 de maio de 2017 e, um ano depois, em 2018, foi distinguido com o Prémio de Melhor Museu do ano 2018, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM).


Visita virtual

 
Horário de funcionamento

Quarta-feira a Sábado da 09:30 - 13:00 e 14:00 - 17:30
Domingo 09:30 - 12:30
Encerra à segunda, terça e feriados (exceto 1º de Maio)
Observação: Última entrada 30m antes do encerramento

Marcações: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

T: 241 330 100 (TECLA 6 + OPÇÃO 3)


Quartel - Galeria Municipal de Arte

Foi inaugurada no dia 31 de agosto de 2013, no edifício do antigo quartel dos bombeiros municipais. Veio substituir e dar continuidade à antiga galeria municipal que funcionou regularmente, durante 17 anos, junto à praça do município, com a função de divulgar a arte contemporânea e os artistas que a representam.

Em junho de 2016, tomou a designação de Quartel da Arte Contemporânea – Coleção Figueiredo Ri-beiro, após a assinatura de um Contrato de Comodato entre a Câmara Municipal de Abrantes e o cole-cionador de arte contemporânea Fernando Figueiredo Ribeiro. O espaço do Quartel passou a ser o palco de apresentação deste magnífico acervo, que inclui mais de um milhar de obras dos nomes mais relevantes da arte portuguesa das últimas décadas e de muitos artistas emergentes.

Com a abertura do Museu Ibérico de Arqueologia e Arte (MIAA), em dezembro de 2021, a exibição da Coleção Figueiredo Ribeiro transitou para duas salas deste novo museu, deixando o Quartel como espaço privilegiado para a divulgação de artistas da região. Desde então, o espaço passou a ser designado por Quartel - Galeria Municipal de Arte. Assume-se como lugar de experimentação, no campo das várias artes, o que se traduz na concretização de oficinas e desenvolvimento de projetos in loco.

 
A galeria municipal encontra-se temporariamente encerrada.


MIAA – Museu Ibérico de Arqueologia e Arte

O MIAA – Museu Ibérico de Arqueologia e Arte abriu portas em dezembro de 2021. Está instalado no antigo Convento de S. Domingos, edifício central do património da cidade de Abrantes. Trata-se de um imóvel do século XVI, primeiramente ocupado por frades dominicanos, mas que, ao longo dos séculos, desempenhou diversas funções militares, administrativas, culturais e escolares.

O projeto de reabilitação, da autoria do arquiteto José Carrilho da Graça, procurou trazer de novo ao espaço o “silêncio formal” do antigo edifício religioso, adaptando-o em simultâneo às atuais exigências museológicas. A requalificação foi distinguida em 2022 com o Prémio Nuno Teotónio Pereira e, em 2023, o MIAA foi considerado o Museu do Ano pela Associação Portuguesa de Museologia.

No MIAA convivem cinco acervos distintos: a Coleção de Arqueologia e Arte do Município de Abrantes, a Coleção da Fundação Estrada, o legado da artista Maria Lucília Moita e a Coleção Figueiredo Ribeiro. Em conjunto, os acervos percorrem a história da humanidade – os objetos mais antigos remontam ao período do Paleolítico e as peças mais recentes pertencem ao contexto artístico contemporâneo. As exposições permanentes estão organizadas em oito núcleos: Escultura Romana; Pré-História; Idades do Bronze e do Ferro; Antiguidade; Tesouro; Arte da Idade Média e Idade Moderna; Escultura da Idade Média e do Renascimento em Abrantes; Maria Lucília Moita e Coleção Figueiredo Ribeiro.

As exposições patentes nas duas salas da Coleção Figueiredo Ribeiro são temporárias. Regularmente, um curador é convidado a olhar as obras e os artistas que integram o acervo. Dessa curadoria resultam exposições com uma periodicidade que pretende ser bianual.

As três restantes salas do MIAA, situadas no andar superior do edifício, estão reservadas para exposições temporárias, cuja programação, a cargo do Município de Abrantes, procura dar destaque a instituições e artistas de dimensão nacional e internacional.


Projeto de arquitetura: Arquiteto Carrilho da Graça.

Projeto museográfico: Professor Fernando António Batista Pereira.


 
Horário de funcionamento

Terça-feira a sábado, das 10:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30
Encerra às segundas-feiras e feriados (exceto 14 de junho). Última entrada 30 minutos antes do encerramento

Contactos: 241 330 103 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


Museu de Arte Contemporânea (MAC) Charters de Almeida

O mítico Edifício Carneiro está a ser requalificado para ser guardião da atividade artística do escultor Charters de Almeida. Passará a ser púbico o acervo de obras representativas das várias fases do percurso de mais de meio século da atividade artística do escultor, doadas por sua vontade à Câmara Municipal de Abrantes, que ficarão expostas no interior e no exterior do edifício, uma vez que toda a zona exterior envolvente do logradouro vai ser tratada com a finalidade de ser a porta de entrada para a criação de um percurso de exposição ao ar livre até à entrada do Jardim do Castelo. Presentemente decorre a empreitada de restauro, reabilitação, remodelação e ampliação do Edifício Carneiro para instalação do MAC.


 
Projeto de Arquitetura: Arquiteto Victor Mestre.

Estudo Técnico e Científico: Professora Ana Maria Duarte.

Abre brevemente


Visitas Orientadas e Serviços Educativos (marcação prévia com antecedência mínima de 15 dias para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. )

Mais informações em: Museus de Abrantes

Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.