PROJETO EDUCATIVO MUNICIPAL DE ABRANTES

O Projeto Educativo Municipal (PEM) de Abrantes é um documento que pretende referenciar, congregar e potenciar a ação educativa e formativa do concelho, identificando-se assim como o motor para a dinâmica e afirmação da identidade e desenvolvimento do território, bem como instrumento de monitorização, regulação e avaliação da ação educativa e formativa existente no nosso concelho.

Tendo como principais objetivos o desenvolvimento de uma cultura de pesquisa, reflexão e interação em Educação e o fomento pela interdisciplinaridade, relacionando diferentes áreas e contextos educativos e formativos, este projeto educativo municipal, sendo da responsabilidade da Câmara Municipal, conta com a participação de uma equipa multidisciplinar, com técnicos do município, diretores e professores de agrupamentos e escolas não agrupadas e representantes do IEFP, coordenados cientificamente pela Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Educação e Psicologia do Porto.

A apresentação da primeira fase do PEM de Abrantes foi feita num Seminário dedicado a este tema, no dia 28 de maio de 2014, enquadrado na II Semana da Educação, Igualdade e Cidadania.

Na apresentação deste Seminário, foi feita uma breve caracterização educativa do concelho, identificados os principais objetivos, princípios e metodologias do Projeto Educativo Municipal de Abrantes, apresentados os principais resultados da sua análise swot (pontos fortes e fracos; oportunidades e ameaças).

Foram ainda apresentados os seis eixos estratégicos de intervenção do PEM de Abrantes, que se refletirão no Plano de Ação do Projeto Educativo Municipal de Abrantes.

Este projeto é, atualmente, o espelho da aposta do Executivo Municipal na Educação, considerada uma área de intervenção prioritária estratégica, essencial para o desenvolvimento local.

Referencial
Indicadores

Projeto Educativo Municipal | Versão Resumida

EQUIPA
Câmara Municipal de Abrantes
Celeste Simão; Isabel Cartaxo; Helena Martinho; Joana Freire.

Universidade Católica do Porto

José Matias Alves; Maria do Céu Roldão; Valdemar Almeida.

Esc. Sup. Tecnologia Abrantes

Hália Costa Santos; Flávio Chaves.

Agrup. Esc. n.º 1 de Abrantes

Jorge Costa; Maria Helena Alho.

Agrup. Esc. n.º 2 de Abrantes

Alcino Hermínio; Fátima Morgado.

E. Prof. Desenv. Rural Abrantes

João Quinas; Rita Alves.

C. Emp. Form. Prof. Médio Tejo

Lurdes Fernandes; Irene Pombo.

OBSERVATÓRIO PEM

No âmbito da estratégia educativa para o concelho, a Câmara Municipal de Abrantes definiu como missão a elaboração do Projeto Educativo Municipal (PEM), o qual se apresenta como um instrumento privilegiado na definição de uma política educativa local e no planeamento estratégico e sustentado da educação, assumindo-se assim como um elemento catalisador e regulador da ação educativa e formativa concelhia.

O PEM de Abrantes, aprovado na reunião de Câmara de 7 de julho de 2015, contempla um Plano de Ação com 6 Eixos Estratégicos de Intervenção, sendo que um deles – Eixo 6 – Linha de Investigação sobre o Desenvolvimento do PEM – prende-se com a monitorização e avaliação do próprio projeto.

De entre os objetivos, metas e ações propostas para este Eixo Estratégico, destacamos o acompanhamento destas ações por uma Instituição de Ensino Superior, neste caso a Faculdade de Educação e Psicologia do Porto da Universidade Católica Portuguesa, com quem contratualizamos este serviço e a criação de um Observatório PEM, uma estrutura e um instrumento articulado e integrado de monitorização, regulação, avaliação e melhoria dos processos e resultados do Projeto Educativo Municipal de Abrantes.

Organização e Funcionamento do OPEM
Apresentação do PEM
Relatório de monitorização I
Relatório de monitorização II
Relatório de monitorização III
I Relatório de Avaliação

Este Observatório PEM é constituído por 5 membros, que foram designados pelas instituições que representam, nomeadamente:

Câmara Municipal de Abrantes

Helena Martinho (coordenadora da equipa)

Esc. Sup. Tecnologia Abrantes

Maria Helena Monteiro

Agrup. Esc. n.º 1 de Abrantes

Maria Conceição Colaço

Agrup. Esc. n.º 2 de Abrantes

Maria Irene Almeida

E. Prof. Desenv. Rural Abrantes

Marly Serras

Esta equipa do Observatório é ainda apoiada cientificamente pela equipa da Faculdade de Educação e Psicologia do Porto da Universidade Católica Portuguesa, constituída pelos docentes Maria do Céu Roldão e Valdemar Castro Almeida. A primeira reunião do Observatório PEM ocorreu no dia 15 de julho de 2015 e nela foram já definidas as principais linhas de organização e funcionamento desta estrutura, bem como apresentadas algumas propostas de instrumentos de monitorização do Projeto Educativo Municipal de Abrantes. Até julho de 2018, a Equipa do Observatório PEM já apresentou três relatórios de Monitorização e um Relatório de Avaliação do PEM.

Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar

O Programa Educação de Excelência do Médio Tejo / PEDIME Médio Tejo tem como objetivo fundamental promover a valorização do Médio Tejo através do reconhecimento de uma educação de excelência nesta região, combatendo o abandono e insucesso escolar e promovendo projetos educativos inovadores, que contribuam para o desenvolvimento do potencial de aprendizagem e os níveis de excelência no ensino.

No âmbito deste programa, foi apresentada a candidatura ao Centro 2020 “PEDIME Médio Tejo – Fase 1”, que visa a implementação de medidas do Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação, sendo que são os seguintes os projetos a implementar no concelho de Abrantes no ano letivo 2018/2019:

• Equipa de apoio ao aluno e à comunidade
• Projeto de Educação Parental
• Projeto Mocho XXI – 2ª geração