PROJETO EDUCATIVO MUNICIPAL DE ABRANTES

O Projeto Educativo Municipal (PEM) de Abrantes é um documento que pretende referenciar, congregar e potenciar a ação educativa e formativa do concelho, identificando-se assim como o motor para a dinâmica e afirmação da identidade e desenvolvimento do território, bem como instrumento de monitorização, regulação e avaliação da ação educativa e formativa existente no nosso concelho.

Tendo como principais objetivos o desenvolvimento de uma cultura de pesquisa, reflexão e interação em Educação e o fomento pela interdisciplinaridade, relacionando diferentes áreas e contextos educativos e formativos, este projeto educativo municipal, sendo da responsabilidade da Câmara Municipal, conta com a participação de uma equipa multidisciplinar, com técnicos do município, diretores e professores de agrupamentos e escolas não agrupadas e representantes do IEFP, coordenados cientificamente pela Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Educação e Psicologia do Porto.


A apresentação da primeira fase do PEM de Abrantes foi feita num Seminário dedicado a este tema, no dia 28 de maio de 2014, enquadrado na II Semana da Educação, Igualdade e Cidadania.

 
Na apresentação deste Seminário, foi feita uma breve caracterização educativa do concelho, identificados os principais objetivos, princípios e metodologias do Projeto Educativo Municipal de Abrantes, apresentados os principais resultados da sua análise swot (pontos fortes e fracos; oportunidades e ameaças).


Foram ainda apresentados os seis eixos estratégicos de intervenção do PEM de Abrantes, que se refletirão no Plano de Ação do Projeto Educativo Municipal de Abrantes.


Este projeto é, atualmente, o espelho da aposta do Executivo Municipal na Educação, considerada uma área de intervenção prioritária estratégica, essencial para o desenvolvimento local.

Documentos
Referencial
Indicadores
Seminário 

Projeto Educativo Municipal | Versão Resumida

Apresentação

 
EQUIPA
Câmara Municipal de Abrantes    
Celeste Simão; Isabel Cartaxo; Helena Martinho; Joana Freire.

Universidade Católica do Porto

José Matias Alves; Maria do Céu Roldão; Valdemar Almeida.

Esc. Sup. Tecnologia Abrantes

Hália Costa Santos; Flávio Chaves.

Agrup. Esc. n.º 1 de Abrantes

Jorge Costa; Maria Helena Alho.

Agrup. Esc. n.º 2 de Abrantes

Alcino Hermínio; Fátima Morgado.

E. Prof. Desenv. Rural Abrantes

João Quinas; Rita Alves.

C. Emp. Form. Prof. Médio Tejo

Lurdes Fernandes; Irene Pombo.




OBSERVATÓRIO PEM

No âmbito da estratégia educativa para o concelho, a Câmara Municipal de Abrantes definiu como missão a elaboração do Projeto Educativo Municipal (PEM), o qual se apresenta como um instrumento privilegiado na definição de uma política educativa local e no planeamento estratégico e sustentado da educação, assumindo-se assim como um elemento catalisador e regulador da ação educativa e formativa concelhia.

O PEM de Abrantes, aprovado na reunião de Câmara de 7 de julho de 2015, contempla um Plano de Ação com 6 Eixos Estratégicos de Intervenção, sendo que um deles – Eixo 6 – Linha de Investigação sobre o Desenvolvimento do PEM – prende-se com a monitorização e avaliação do próprio projeto.

De entre os objetivos, metas e ações propostas para este Eixo Estratégico, destacamos o acompanhamento destas ações por uma Instituição de Ensino Superior, neste caso a Faculdade de Educação e Psicologia do Porto da Universidade Católica Portuguesa, com quem contratualizamos este serviço e a criação de um Observatório PEM, uma estrutura e um instrumento articulado e integrado de monitorização, regulação, avaliação e melhoria dos processos e resultados do Projeto Educativo Municipal de Abrantes.

Documentos

Organização e Funcionamento do OPEM
Apresentação do PEM 
Relatório de monitorização I
Relatório de monitorização II
Relatório de monitorização III
I Relatório de Avaliação

 
 Este Observatório PEM é constituído por 5 membros, que foram designados pelas instituições que representam, nomeadamente:


Câmara Municipal de Abrantes  
  
Helena Martinho (coordenadora da equipa)

Esc. Sup. Tecnologia Abrantes

Maria Helena Monteiro

Agrup. Esc. n.º 1 de Abrantes

Maria Conceição Colaço

Agrup. Esc. n.º 2 de Abrantes

Maria Irene Almeida

E. Prof. Desenv. Rural Abrantes

Marly Serras

Esta equipa do Observatório é ainda apoiada cientificamente pela equipa da Faculdade de Educação e Psicologia do Porto da Universidade Católica Portuguesa, constituída pelos docentes Maria do Céu Roldão e Valdemar Castro Almeida. A primeira reunião do Observatório PEM ocorreu no dia 15 de julho de 2015 e nela foram já definidas as principais linhas de organização e funcionamento desta estrutura, bem como apresentadas algumas propostas de instrumentos de monitorização do Projeto Educativo Municipal de Abrantes. Até julho de 2018, a Equipa do Observatório PEM já apresentou três relatórios de Monitorização e um Relatório de Avaliação do PEM.


Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar

PEDIME - Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo


Tendo por base o Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Médio Tejo, tem vindo a ser implementado um projeto intermunicipal de combate ao insucesso e abandono escolar e de promoção do sucesso educativo no Médio Tejo, representando a primeira existência de planeamento estratégico de educação a três níveis: agrupamentos de escolas, municípios e comunidade intermunicipal, que assenta no princípio da mobilização dos parceiros para a prossecução de objetivos comuns e partilha planeada de recursos.


Neste âmbito, o município de Abrantes é parceiro do Protocolo de Colaboração para a Promoção do Sucesso Escolar no Médio Tejo - Correção de Problemas de Acuidade Visual e Auditiva, que tem como objetivo a identificação e correção de eventuais problemas de acuidade visual e auditiva das crianças, suscetíveis de interferirem negativamente no processo de aprendizagem. Ainda, ao abrigo do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, estão também a ser desenvolvidos nas escolas dois outros Projetos:

- “Jogos Tradicionais”;
- “Miúdos Digitais”.


Seguindo a estratégia intermunicipal, o Município de Abrantes planificou e encontra-se a desenvolver, exclusivamente no seu território concelhio, quatro outros projetos:

- Projeto Mocho XXI:2ª Geração;
- Projeto de Ciências Experimentais;
- Equipa Multidisciplinar de Apoio ao Aluno e à Comunidade;
- Projeto de Educação Parental.


 
O Município de Abrantes adotou uma estratégia educativa inovadora, que privilegia a inclusão e possibilita agir em diferentes cenários, com intervenção multinível, que procura responder às necessidades diagnosticadas e aos desafios futuros na área da educação.


Nesse sentido e com o propósito de consolidar e desenvolver os objetivos plasmados no PEM - Projeto Educativo Municipal de Abrantes, em maio de 2019, foi constituída a EQUIPA MULTIDISCIPLINAR DE APOIO AO ALUNO E À COMUNIDADE, com competências diferenciadas nas áreas da educação social, animação cultural, psicologia e mediadores municipais para a comunidade cigana. Na construção do plano de ação desta equipa multidisciplinar procedeu-se a um diagnóstico operacional e foram auscultadas as instituições de ensino do concelho de Abrantes, entidades parceiras e equipas internas do Município, em dinâmica colaborativa. Desde a sua implementação, a equipa técnica tem executado diversas ações com os agentes educativos: alunos/as, professores/as, pais/mães e pessoal não docente.


As linhas de atuação previstas no plano de ação da equipa multidisciplinar de apoio ao aluno e à comunidade são:

a) Ações de promoção da cidadania e desenvolvimento, educação não formal e aquisição de competências pessoais e sociais;
b) Ações de educação parental e intervenção familiar;
c) Ações de melhoria das relações entre a comunidade educativa e a comunidade em geral;
d) Ação para promover um maior conhecimento da oferta formativa e conciliação entre a rede escolar e o tecido empresarial do concelho;
e) Ações de promoção da saúde e bem-estar psicossocial;
f) Ações de mediação junto da comunidade cigana – mediadores escolares municipais.


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