PROJETO EDUCATIVO MUNICIPAL DE ABRANTES

O Projeto Educativo Municipal (PEM) de Abrantes é um documento que pretende referenciar, congregar e potenciar a ação educativa e formativa do concelho, identificando-se assim como o motor para a dinâmica e afirmação da identidade e desenvolvimento do território, bem como instrumento de monitorização, regulação e avaliação da ação educativa e formativa existente no nosso concelho.

Tendo como principais objetivos o desenvolvimento de uma cultura de pesquisa, reflexão e interação em Educação e o fomento pela interdisciplinaridade, relacionando diferentes áreas e contextos educativos e formativos, este projeto educativo municipal, sendo da responsabilidade da Câmara Municipal, conta com a participação de uma equipa multidisciplinar, com técnicos do município, diretores e professores de agrupamentos e escolas não agrupadas e representantes do IEFP, coordenados cientificamente pela Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Educação e Psicologia do Porto.

A apresentação da primeira fase do PEM de Abrantes foi feita num Seminário dedicado a este tema, no dia 28 de maio de 2014, enquadrado na II Semana da Educação, Igualdade e Cidadania.

Na apresentação deste Seminário, foi feita uma breve caracterização educativa do concelho, identificados os principais objetivos, princípios e metodologias do Projeto Educativo Municipal de Abrantes, apresentados os principais resultados da sua análise swot (pontos fortes e fracos; oportunidades e ameaças).

Foram ainda apresentados os seis eixos estratégicos de intervenção do PEM de Abrantes, que se refletirão no Plano de Ação do Projeto Educativo Municipal de Abrantes.

Este projeto é, atualmente, o espelho da aposta do Executivo Municipal na Educação, considerada uma área de intervenção prioritária estratégica, essencial para o desenvolvimento local.

Referencial
Indicadores

Projeto Educativo Municipal

EQUIPA
Câmara Municipal de Abrantes
Celeste Simão; Isabel Cartaxo; Helena Martinho; Joana Freire.

Universidade Católica do Porto

José Matias Alves; Maria do Céu Roldão; Valdemar Almeida.

Esc. Sup. Tecnologia Abrantes

Hália Costa Santos; Flávio Chaves.

Agrup. Esc. n.º 1 de Abrantes

Jorge Costa; Maria Helena Alho.

Agrup. Esc. n.º 2 de Abrantes

Alcino Hermínio; Fátima Morgado.

E. Prof. Desenv. Rural Abrantes

João Quinas; Rita Alves.

C. Emp. Form. Prof. Médio Tejo

Lurdes Fernandes; Irene Pombo.