PROJETO EDUCATIVO MUNICIPAL DE ABRANTES - 2015/2021
PEM
O Projeto Educativo Municipal (PEM) de Abrantes é um documento que pretende referenciar, congregar e potenciar a ação educativa e formativa do concelho, identificando-se assim como o motor para a dinâmica e afirmação da identidade e desenvolvimento do território, bem como instrumento de monitorização, regulação e avaliação da ação educativa e formativa existente no nosso concelho. Tendo como principais objetivos o desenvolvimento de uma cultura de pesquisa, reflexão e interação em Educação e o fomento pela interdisciplinaridade, relacionando diferentes áreas e contextos educativos e formativos, este projeto educativo municipal, sendo da responsabilidade da Câmara Municipal, conta com a participação de uma equipa multidisciplinar, com técnicos do município, diretores e professores de agrupamentos e escolas não agrupadas e representantes do IEFP, coordenados cientificamente pela Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Educação e Psicologia do Porto.
| Documentos Referencial Indicadores Seminário Projeto Educativo Municipal | Versão Resumida
EQUIPA |
OBSERVATÓRIO PEM
No âmbito da estratégia educativa para o concelho, a Câmara Municipal de Abrantes definiu como missão a elaboração do Projeto Educativo Municipal (PEM), o qual se apresenta como um instrumento privilegiado na definição de uma política educativa local e no planeamento estratégico e sustentado da educação, assumindo-se assim como um elemento catalisador e regulador da ação educativa e formativa concelhia. Documentos Organização e Funcionamento do OPEM
| Este Observatório PEM é constituído por 5 membros, que foram designados pelas instituições que representam, nomeadamente:
Esta equipa do Observatório é ainda apoiada cientificamente pela equipa da Faculdade de Educação e Psicologia do Porto da Universidade Católica Portuguesa, constituída pelos docentes Maria do Céu Roldão e Valdemar Castro Almeida. A primeira reunião do Observatório PEM ocorreu no dia 15 de julho de 2015 e nela foram já definidas as principais linhas de organização e funcionamento desta estrutura, bem como apresentadas algumas propostas de instrumentos de monitorização do Projeto Educativo Municipal de Abrantes. Até julho de 2018, a Equipa do Observatório PEM já apresentou três relatórios de Monitorização e um Relatório de Avaliação do PEM. |
REVISÃO DO PROJETO EDUCATIVO MUNICIPAL – 2022/2025
Revisão do PEM
A Câmara Municipal de Abrantes, em matéria de educação, implementa atividades e projetos que vão muito para além das decorrentes das suas atribuições legais, promovendo e apoiando ações inovadoras, como é o caso do Projeto Educativo Municipal (PEM), implementado em 2015.
| Documentos
Apresentação do Projeto Educativo Municipal de Abrantes 2023 |
Pacto Educativo Local
O Pacto Educativo Local é uma iniciativa, decorrente da construção e realização do Projeto Educativo Municipal, que busca unir forças, vontades e recursos, em prol da melhoria da qualidade da educação em Abrantes. Com a colaboração e participação de todos os atores locais, este pacto vem reavivar o compromisso para com a nossa comunidade educativa, reavivando a paixão por uma educação transformadora, multicultural, mais aberta e inclusiva, capaz de proporcionar os mesmos direitos, deveres e oportunidades para todos/as os/as abrantinos/as.
| O primeiro signatário deste pacto foi o presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, seguido de outros Conselheiros do CME, dos Vereadores da Câmara Municipal e de alguns membros da Assembleia Municipal de Abrantes. |
Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar – PEDIME – CIMT
O PEDIME – Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo é um instrumento de coordenação e de planeamento estratégico da educação a três níveis: agrupamento de escolas, municípios e comunidade intermunicipal.
1. Reduzir o insucesso e a retenção escolares concretizando o princípio da equidade educativa pelo desenvolvimento de ações de apoio às crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem;
Eixo 1: Planeamento estratégico multinível | O PEDIME, enquanto documento supraconcelhio no domínio da Educação e Formação, assume uma importância fundamental na estratégia conducente à consolidação de uma identidade regional, propiciando a dinamização e multiplicação de sinergias capazes de valorizar a região, agregando esforços e mobilizando vontades em torno do desenvolvimento de toda a população.
Projeto Mocho XXI:2ª Geração;
PEDIME II Equipa Multidisciplinar de Apoio ao Aluno e à Comunidade; |