A força das coisas, de Ana Pérez-Quiroga
    De 08 de dezembro de 2017 a 24 de fevereiro de 2018

banner contactos

A força das coisas - Ana Pérez-Quiroga // De 08 de dezembro 2017 a 17 de fevereiro de 2018

Nasceu em 1960, em Coimbra, Portugal. Vive e trabalha entre Lisboa e Xangai. Licenciada em Escultura pela FBAUL, fez o Curso Avançado de Artes Plásticas, do Ar.Co, Mestrado em Artes Visuais Intermédia, na Universidade de Évora e frequenta o 3º ano do Curso de Doutoramento em Artes da Universidade de Coimbra. Bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Expõe regularmente desde 1999, destacando-se as participações institucionais na Culturgest, Lisboa, Portugal – "Disseminações" (2001), Centro de Arte de Salamanca, Espanha – "Comer o no Comer" (2002), Falconer Gallery, Grinnell, Iowa, USA – "Where Are You From?" Contemporary Art from Portugal (2008), MoCA (Museum of Contemporary Art), Shanghai – "Made in Shanghai" (2008) Museu do Chiado/Museu Nacional de Arte Contemporânea– "Arte Portuguesa do séc. XX 1960-2010" (2012) e Palácio dos Duques, Guimarães – "Assalto ao Castelo em 3 Atos".

Das principais exposições individuais destacam-se, no Museu do Chiado/MNAC – "Breviário do Quotidiano #2" (1999), no Museu Nacional de Arte Antiga – "Natureza-morta" (2004), no Museu Nogueira da Silva, Braga – "From:, To:, Via:" (2012) e no Museu do Neo-Realismo, Vila Franca de Xira – "Obra sem senão" (2012). Está representada nas colecções do Museu do Chiado /MNAC), da Caixa Geral de Depósitos, da Câmara Municipal de Lisboa e do Museu do Neo-Realismo.

Trabalha essencialmente com instalação e fotografia, abordando temáticas em torno da crítica institucional e da História da Arte, remetendo para um universo pessoal e intimista. Concentra-se sobre os objectos encontrados, na forma das coisas, em imagens de sempre, analisa o corpo, as suas remissões e intersecções, estuda as tradições e as transmutações, trabalha as metamorfoses do tempo esculpidas, tecidas, montadas e instaladas em memórias pessoais, poeticamente transmitidas no silencioso espaço da contemplação.

quARTel da Arte Contemporânea de Abrantes, coleção Figueiredo Ribeiro

A Galeria de Arte Contemporânea de Abrantes, coleção Figueiredo Ribeiro, designada por QUARTEL, veio substituir e dar continuidade à antiga galeria que funcionou regularmente, durante 17 anos, junto à praça do município.

Em 31 de agosto de 2013, surge um novo espaço nas antigas instalações do Quartel dos Bombeiros Municipais. Comporta três espaços distintos. Os pisos 0 e 1 como área de exposições e o piso -1 com destino à concretização de atividades diversas como expressão plástica, workshops e promoção/divulgação de pequenos eventos de caráter artístico, cultural e pedagógico.

Enquanto espaço arquitetónico e expositivo caracteriza-se pela flexibilidade e possibilidade de ordenação desse espaço. O uso da grande área ou a formação de pequenos espaços, delimitados por painéis movíveis, permitem a cada exposição criar um novo espaço cénico capaz de mostrar um novo momento expositivo gerador de uma nova impressão estética.

Largo de Sant’ana
2200 – 348 Abrantes
T. 241 331 408
GPS 39.464200, -8.201063

Terça a sábado das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 19h00.
Encerra aos domingos, segundas e feriados.

Conversas de quARTel

Conversas de quARTel – Um projeto diferenciador baseado na cultura do conhecimento e da criatividade que se sustenta numa parceria entre o Município de Abrantes, a jornalista Ana Sousa Dias e a Escola Superior de Técnologia de Abrantes (ESTA). O projeto visa a criação de um produto cultural audiovisual, derivado de entrevistas diretas, realizadas pela conceituada jornalista Ana Sousa Dias aos autores que compõem a paleta programática expositiva da Galeria Municipal.

As “Conversas de QuARTel” são um elogio à conversa, dando a conhecer diferentes personalidades ligadas à arte, incluindo talentos locais, acompanhando o percurso do entrevistado e detendo-se sobre os aspetos particulares da sua atividade, as suas convicções e dúvidas, sempre sob uma perspetiva jornalística. O registo intimista, potenciado pelo cenário de arte contemporânea e pelo espírito do lugar, facilitam o acesso ao conhecimento e permitem discutir os caminhos do panorama artístico atual, internacional, nacional e local.

Para além do registo do discurso expositivo, com apoio de alunos da ESTA de comunicação social, criar-se-ão repositórios audiovisuais que serão difundidos através dos diferentes canais de comunicação municipais.

Entrevistas realizadas
• Catarina Castel-Branco, exposição “Biombos”
• António Vasconcelos Lapa, exposição “Voando – Cerâmica Contemporânea”
• José de Guimarães, exposição “Provas de Contacto”