Objetos Específicos
    De 05.03 a 28.05

banner contactos

Objetos Específicos - Obras da Coleção Figueiredo Ribeiro. Parte 2

Tomando de empréstimo o título de um texto referencial de Donald Judd, datado de 1965, a exposição apresenta (na sua segunda parte no Quartel da Arte Contemporânea) uma seleção de mais dezasseis obras pertencentes à Coleção Figueiredo Ribeiro — depositada no Município de Abrantes, através de um protocolo estabelecido em 2016 com a Câmara Municipal.

Procurando ir ao encontro de algumas das características que definem a identidade da coleção e a sua “especificidade”, e fazendo jus à própria “especificidade” dos objetos selecionados — herdeiros dessa “especificidade” de que falava Donald Judd, na relação que estabelecem entre a sua existência formal e o espaço envolvente, entre a sua inscrição no território disciplinar da escultura ou do desenho e a sua afirmação no campo expandido destes, entre a sua materialização física e a evocação da sua condição em potência — privilegiou-se sobretudo a possibilidade de criação de relações dialógicas e a criação de pequenos universos dentro do todo
da exposição.

Sublinhando outro dos aspetos idiossincráticos da coleção, optou-se pelo cruzamento de gerações e pela apresentação de obras que cobrem um vasto período da produção artística nacional contemporânea, tornando visível o olhar particularmente atento que o colecionador dedica à produção de artistas mais jovens e ao cuidado interesse que manifesta na sua inscrição e contextualização.

A primeira parte da exposição conta com uma selecção de cerca de cem obras e é apresentada no MIAA — Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes.

Artistas

Andreia Santana
Ângela Ferreira
Maria José Cavaco
Pedro Barateiro
Pedro Neves Marques
Sara Bichão

Curadores

Ana Anacleto
João Silvério

Quartel da Arte Contemporânea de Abrantes - Coleção Figueiredo Ribeiro

A nova galeria municipal foi inaugurada no dia 31 de agosto de 2013, no edifício do antigo quartel dos bombeiros municipais. Veio substituir e dar continuidade à antiga galeria municipal que funcionou regularmente, durante 17 anos, junto à praça do município, com a função de divulgar a arte contemporânea e os artistas que a representam.

Em junho de 2016, tomou a designação de Quartel da Arte Contemporânea – Coleção Figueiredo Ribeiro, após a assinatura de um Contrato de Comodato entre a Câmara Municipal de Abrantes e o colecionador de arte contemporânea Fernando Figueiredo Ribeiro. O espaço do Quartel passou a ser o palco de apresentação deste magnífico acervo, que inclui mais de um milhar de obras dos nomes mais relevantes da arte portuguesa das últimas décadas e de muitos artistas emergentes.

Comporta três espaços distintos. Os pisos 0 e 1, como área de exposições e o piso -1 destinado à concretização de atividades diversas, como expressão plástica, workshops e promoção/divulgação de pequenos eventos de caráter artístico, cultural e pedagógico.

Enquanto espaço arquitetónico e expositivo caracteriza-se pela flexibilidade e possibilidade de ordenação desse espaço. O uso da grande área ou a formação de pequenos espaços, delimitados por painéis amovíveis, permitem a cada exposição criar um novo espaço cénico capaz de mostrar um momento expositivo diferente, gerador de uma nova impressão estética.

Conversas de Quartel

Um projeto diferenciador, baseado na cultura do conhecimento e da criatividade que se sustenta numa parceria entre o Município de Abrantes, a jornalista Ana Sousa Dias e a Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA). O projeto visa a criação de um produto cultural audiovisual, resultante de entrevistas diretas, realizadas pela conceituada jornalista Ana Sousa Dias aos autores que compõem a paleta programática expositiva da Galeria Municipal.

As “Conversas de Quartel” são um elogio à conversa, dando a conhecer diferentes personalidades ligadas à arte, incluindo talentos locais, acompanhando o percurso do entrevistado e detendo-se sobre os aspetos particulares da sua atividade, as suas convicções e dúvidas, sempre sob uma perspetiva jornalística. O registo intimista, potenciado pelo cenário de arte contemporânea e pelo espírito do lugar, facilitam o acesso ao conhecimento e permitem discutir os caminhos do panorama artístico atual, internacional, nacional e local.

Para além do registo do discurso expositivo, com apoio de alunos de Comunicação Social da ESTA, criar-se-ão repositórios audiovisuais que serão difundidos através dos diferentes canais de comunicação municipais.

Entrevistas realizadas
• Catarina Castel-Branco, exposição “Biombos”
• António Vasconcelos Lapa, exposição “Voando – Cerâmica Contemporânea”
• José de Guimarães, exposição “Provas de Contacto”