Festival Manobras

A 3ª edição do Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas está a chegar a Abrantes, com 3 espetáculos marcados para o mês de setembro.
O Festival foi apresentado no dia 10 de setembro de 2019, em conferencia de imprensa, no Espaço Jovem.
Contou com a presença de alguns cidadãos que constituem o grupo de Visionários (espectadores-decisores) abrantinos, que participaram no processo de seleção dos espetáculos a apresentar em Abrantes, no âmbito de um projeto inédito em Portugal de aproximação entre cidadãos, artistas e instituições culturais, levado a cabo pela Artemrede e pelos municípios aderentes.
Nelson Amaral, um dos abrantinos que integra o grupo local de visionário, vestiu a pele de programador e afirmou que a experiencia “teve muitas coisas boas” e práticas, como perceber todo o processo de escolha de 1 espetáculo, “muitas vezes temos a tendência para criticar a programação e não percebemos o porquê, particularmente a parte dos orçamentos, e concluímos que tem de se ter uma capacidade de gestão muito grande”. Encontrar gostos comuns entre gostos individuais de cada um dos 10 visionários foi outro desafio relatado para demonstrar a importância “de ouvir os outros”.
“Hoje é um dia de grande democraticidade no que diz respeito às escolhas” sublinhou o vereador da Cultura, Luís Dias. O autarca agradeceu a capacidade crítica dos visionários (em Abrantes são 10 de diferentes idades e diversas profissões) num processo de “decisão plena e democrática dos cidadãos nas escolhas dos quadros de programação ao longo dos próximos anos”.
A programação do Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas prossegue no mês de outubro com espetáculos em diferentes espaços da cidade de Abrantes mas também na Vila do Tramagal e em Rio de Moinhos. A entrada é livre e é dirigido a públicos de todas as idades.

Os espetáculos a apresentar em setembro são:
Dia 14// 15:00 e 19:00
PRAÇA BARÃO DA BATALHA
Guardar Segredo – Amarelo Silvestre
"Guardar Segredo” é um conjunto de espetáculos de teatro. Espetáculos que acontecem dentro de um guarda-fatos. Um guarda-fatos colocado no espaço público.

Dia 14 // 15:00 e 19:00
NE PAS COUPER - TRAMAGAL – António Pedro/Caótica
Documentário gravado no Tramagal. Uma cine-carta para Eduardo Duarte Ferreira, nascido no Tramagal a 1856, terra que se viria a transformar profundamente pelo bater de asas deste homem borboleta. Conta-se ao velho Eduardo, falecido em 1948, o que se passou entretanto na metalúrgica que fundou e na terra que o viu nascer.
Dia 22 // 11 e 15h
Parque Urbano de S. Lourenço
Público alvo: M/6

FRIENDS OF CRUSOE – TOC DE FUSTA
Sinopse: Após o naufrágio, triste e sozinho numa ilha, Crusoé está entediado. Felizmente, do barco naufragado restaram muitos destroços e Crusoé tem todo o tempo do mundo... Friends of Crusoe é uma instalação lúdica e para todas as idades em que todos os componentes e objetos são feitos à mão e em madeira. O público pode não só brincar com os jogos mecânicos, como também apreciar os motores internos que compõem cada uma das partes desta instalação.