Orçamento dos SMA

O orçamento dos SMA – Serviços Municipalizados de Abrantes para o ano de 2020 é de 5.525.500 €.
A proposta foi aprovada no dia 29 de outubro pela maioria dos eleitos pelo PS, com a abstenção do vereador do PSD e o voto contra do eleito pelo BE.
No setor do abastecimento de água, uma parte significativa do investimento previsto para o próximo ano vai para a continuação da obra de expansão do abastecimento de água oriunda do Castelo do Bode ao sul do concelho, com destaque para a execução do troço adutor entre o reservatório da Burra (Pego) e o reservatório da Barrada, e para o inicio da obra de implementação do troço adutor entre a estação elevatória da Barrada e o reservatório de S. Facundo, bem como a ampliação do reservatório de S. Facundo.
Mas há outros investimentos que estão refletidos neste orçamento, nomeadamente no que diz respeito à renovação e reabilitação de infraestruturas existentes um pouco por todo o concelho como são os casos da estação elevatória e no reservatório de S. Facundo; na estação elevatória e no reservatório de Vale de Açor; nos reservatórios da Barrada, da Atalaia, e Pego.
Previstas estão também intervenções de reabilitação de redes de distribuição de água e ramais de ligação nas localidades de Alferrarede, Rio de Moinhos, Tramagal, Barrada e do Pego.
O combate às perdas de água continuará a ser uma prioridade para o próximo ano, através da continuação da implementação de zonas de medição e controlo e na substituição de mecanismos de medição.
Tal como em anos anteriores, serão mantidos os tarifários específicos para agregados familiares economicamente mais desfavorecidos e os tarifários específicos para famílias numerosas.
Já na vertente dos resíduos sólidos urbanos, os SMA compromete-se a aumentar em 10% o número de contentores e a reduzir o tempo médio de resposta às solicitações para recolha de monos e verdes, para além de intensificar as campanhas publicitárias com vista à sensibilização junto da população para práticas ambientalmente sustentáveis.
Á margem da análise ao orçamento, o Presidente da Câmara, Manuel Jorge Valamatos, que também preside ao conselho de administração dos SMA, anunciou que a VALNOR está a desenvolver o processo para num futuro próximo instalar no concelho ecopontos destinados ao lixo orgânico, sendo que a sua utilização permite produzir energia e aproveitar o composto.