Vespa Asiática

A Vespa-asiática ou velutina, é uma vespa de grandes dimensões: rainhas: corpo +/- 3 cm, obreiras: corpo +/- 2,5 cm. A cabeça é preta com face laranja/amarelada. O corpo é castanho-escuro ou preto aveludado, delimitado por uma faixa fina amarela e um único segmento abdominal quase inteiramente amarelado-alaranjado. Os ninhos primários têm cerca de 5-10 cm de diâmetro. Os ninhos secundários têm uma forma redonda ou em pera, com cerca de 50-80 cm de diâmetro, e são geralmente feitos em árvores altas em áreas urbanas e rurais.
Na época da primavera constroem ninhos de grandes dimensões, preferencialmente em pontos altos e isolados. Esta espécie distingue-se da espécie europeia Vespa crabro pela coloração do abdómen (mais escuro na vespa asiática) e das patas (cor amarela na vespa asiática).

A destruição dos ninhos deve ser feita por técnicos habilitados para limitar a sua dispersão.

Se observar algum ninho: Ligue SOS Ambiente – 808 200 520 ou aceda ao site SOS Vespa aqui. Pode ainda contactar o SEPNA – Guarda Nacional Republicana ( Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ), alertar a sua câmara municipal ou junta de freguesia. O Serviço Municipal de Proteção Civil só atua após a confirmação da localização do ninho de acordo com o descrito no “Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina em Portugal”.

Imagem
 | Folheto informativo | Plano de Ação