Ponto de situação - mau tempo

Abrantes, 20 de dezembro 2019, 13:00 - A Câmara Municipal de Abrantes, de acordo com a informação do Serviço Municipal de Proteção Civil, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Abrantes e das Juntas de Freguesia, realiza atualização sobre as ocorrências e ações no terreno e alerta a população para as condições meteorológicas adversas resultantes da tempestade Elsa.

Estão previstas condições adversas, entre as 12:00 e as 18:00, com precipitação forte e persistente e rajadas até 90 km/ entre as 12:00 e as 21:00 sendo recomendado à população a permanência em casa sempre que possível.

Igualmente, alerta-se as populações das zonas ribeirinhas, para que fiquem atentas à subida do caudal do Rio Tejo.

O Rio Tejo está a ser monitorizado desde as 05:00, mantendo-se sem alteração significativa e até se regista uma pequena descida mas, pelas perspetivas de agravamento a partir das 12:00, foi ativado o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo às 10:30.

Foram registadas 46 ocorrências. As duas freguesias mais afetadas são Aldeia do Mato e Souto e Rio de Moinhos, com estradas e pontões destruídos, dificultando alguns acessos a habitações mas as situações encontram-se em resolução.

Três estradas foram cortadas, uma condicionada e três viaturas atingidas com danos ligeiros encontrando-se no momento em resolução:
• Rua 5 de Outubro em Abrantes - cortada por queda eminente de árvores de grande porte;
• Rua do Cana Verde em Alferrarede - Cortada por árvores de grande porte;
• EN358-2 (Ribeirão) entre Martinchel e Constância - cortada por deslizamento de terras;
• Rua do Campo da Bola em Sentieiras São Vicente - barreira a ceder, condicionado o trânsito.

Foi necessário ainda o realojamento de seis pessoas que foram devidamente acompanhadas pelos serviços sociais do município.

Por antecipação ao agravamento das condições climatéricas estão a ser executados alguns cortes de árvores que possam colocar a segurança das pessoas ou bens em causa.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, “estamos todos no terreno e, apesar de já haverem prejuízos consideráveis, são apenas danos materiais. Estamos empenhados em manter as vias circuláveis e a população protegida e segura face a esta intempérie que está a assolar o pais. É muito importante que as pessoas respeitem as nossas recomendações, assim como, de todas as forças presentes no terreno”.