Acesso gratuito a equipamentos desportivos

A Câmara de Abrantes aprovou ontem, dia 08 de janeiro, a isenção de pagamento de taxas, no valor total de 16.735,76€, na sequência da solicitação por parte de algumas escolas e outras entidades, para utilização de diversas infraestruturas desportivas municipais.

Tal como tem acontecido em anos anteriores, trata-se de um apoio institucional de forma a facilitar o acesso gratuito aos equipamentos desportivos para práticas letivas ou como complemento à formação das crianças, jovens e demais utentes.
Os equipamentos utilizados são o complexo municipal de piscinas (piscina coberta), a piscina do Tramagal, o campo de futebol sintético, a pista de atletismo e a sala de musculação e reabilitação da Cidade Desportiva.

No caso das escolas, os equipamentos são utilizados para a realização de aulas curriculares e no âmbito do desporto escolar. Já em relação a associações de pais, destinam-se a atividades enquadradas na componente de apoio à família e das férias de Natal. Utentes do Centro de Recuperação e Integração de Abrantes (CRIA) para a prática de desporto adaptado e elementos dos GIPS da GNR para instrução física.

Á margem desta deliberação, o vereador Luis Dias revelou que em 2019, os equipamentos desportivos municipais tiveram 250.000 utilizações. A piscina coberta da Cidade Desportiva teve um acréscimo de 7% de utilizadores, relativamente a 2018, totalizando 55.000 utilizações.

As entidades que viram os seus pedidos aprovados para isenção de taxas são as seguintes:
Agrupamento de Escolas n.º 1 de Abrantes (Escola Secundária Dr. Solano de Abreu, Escola Básica do Rossio ao Sul do Tejo, Escola Básica e Secundária D. Miguel de Almeida e Escola Básica Maria Lucília Moita);
Agrupamento de Escolas n.º 2 de Abrantes (Escola EB1/JI António Torrado, Escola Secundária C/2º e 3º C.E.B. Dr. Manuel Fernandes e Escola Básica e Secundária Octávio Duarte Ferreira - Tramagal);
Associação de Pais da Escola Básica Maria Lucília Moita – APENCALF;
GIPS /GNR;
Centro de Recuperação e Integração de Abrantes - CRIA.