Loja de Cidadão: 80.487 atendimentos

Um ano após ter entrado em funcionamento, a Loja de Cidadão de Abrantes registou um total de 80.487 atendimentos, com uma média de 326 por dia útil.
São número reveladores e que expressam bem aquilo que é a dinâmica deste espaço construído para garantir maior proximidade à população no acesso a vários serviços públicos, do Município e do Estado Central.
O edifício da Loja de Cidadão de Abrantes acolhe num único espaço os seguintes serviços:
Câmara Municipal e Serviço Municipalizados – 6.828 atendimentos;
Espaço Cidadão – 7.761;
Autoridade Tributária – 35.875;
Instituto da Segurança Social – 30.023

Trabalham neste espaço 40 funcionários, distribuídos nas diversas funções, entre os postos de atendimento mas também no backoffice, na coordenação e no apoio. A Loja de Cidadão funciona desde 28 de janeiro de 2019 em pleno coração do Centro Histórico de Abrantes. Resulta de um primeiro protocolo de colaboração estabelecido entre o Município e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e de um segundo, já com a Autoridade Tributária e com o Instituto da Segurança Social. A gestão e a coordenação do espaço, desde a implementação das normas aos procedimentos relativos à sua gestão, são da responsabilidade do Município seguindo as diretrizes da AMA enquanto Entidade Gestora da Rede das Lojas de Cidadão.

O Município é a entidade responsável pela coordenação e pelos atos de gestão necessários a garantir o bom funcionamento da Loja, sendo reembolsado das despesas em que incorre com a instalação e gestão da Loja e que constam do protocolo celebrado com as entidades. A obra foi realizada pela Câmara Municipal de Abrantes, num investimento total de 712.555,00€, com financiamento do Portugal 2020, no valor de 297.500€.

A Loja de Cidadão de Abrantes funciona das 09:00 às 16:00, de segunda-feira a sexta-feira.