Igualdade de Género e não Discriminação: Ações de sensibilização

Foi presente à reunião de Câmara realizada no dia 04 de fevereiro de 2020 uma informação sobre a operacionalização do trabalho no âmbito do Plano Municipal para a Cidadania, Igualdade de Género e não Discriminação, realizado no ano de 2019 nos agrupamentos escolares.
Este plano municipal é constituído por diversos eixos e objetivos estratégicos nestas áreas, no entanto esta informação refere-se em específico ao trabalhado desenvolvido, numa vertente externa, na área da educação/formação e na promoção de medidas para combater todas as formas de violência e discriminação.
Foram realizadas várias ações de sensibilização e prevenção sobre bullying, violência no namoro e igualdade de género, em parceria com as forças de segurança:
22 ações de sensibilização para alunos do 1º ciclo sobre igualdade de género, que envolveu a participação de 361 alunos e alunas e 22 docentes;
6 ações de sensibilização e prevenção sobre bullying, dirigidas a alunos dos 2º e 3º ciclos, que na totalidade contaram com a participação de 160 jovens e 6 docentes;
8 ações de sensibilização e prevenção sobre bullying para o 1º ciclo, nomeadamente os 4º anos de escolaridade, envolvendo 136 crianças e 8 docentes;
7 ações de sensibilização e prevenção sobre a violência no namoro, para alunos do 3º ciclo e secundário, que envolveu 140 alunos e 7 docentes;
O Serviço de Promoção para a Cidadania, Igualdade de Género e não Discriminação do Município de Abrantes já iniciou a realização das ações planeadas e previstas para o 2º semestre, de acordo com o solicitado pelos agrupamentos escolares.
Refira-se que o trabalho da autarquia nesta área tem sido muito significativo e, inclusive, reconhecido a nível nacional através da atribuição do prémio “Viver em Igualdade”, conferido pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), um galardão instituído para premiar o trabalho das autarquias em matéria de igualdade de género e não discriminação.