Visita à EPDRA

O Presidente da Câmara, Manuel Jorge Valamatos, a Vereadora da Educação, Celeste Simão e o Presidente da JF de Mouriscas, Pedro Matos visitaram no dia 11 de fevereiro de 2020. o Centro Escola da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes, localizado nas antigas instalações do Colégio Infante de Sagres.
Este espaço, propriedade do Ministério da Educação, que acolhe os alunos do sexo masculino (o internato feminino fica localizado na Herdade da Murteira) foi recentemente intervencionado através de um investimento da Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares, nomeadamente na substituição da cobertura e na requalificação dos balneários.

A Câmara de Abrantes está empenhada em colaborar com a direção da EPDRA no melhoramento destas instalações, fazendo a ponte nas conversações com o ministério da Educação. Está também a avaliar a forma de colaborar na requalificação do espaço de convívio dos alunos.

Na Herdade da Murteira, que é propriedade do Município estando cedido para o funcionamento da escola, a Câmara aprovou recentemente a compra a privados de cinco pequenas parcelas de terreno confinantes com a EPDRA, pelo valor total de 15.002,00€ para facilitar a atividade agrícola da escola e criar melhores condições de segurança e alargamento da sua atividade.

Para o Presidente da Câmara e para a Vereadora responsável pela área da Educação, a EPDRA – A celebrar 30 anos de atividade – desempenha um importante papel na valorização do ensino profissional, na disponibilização de cursos em áreas complementares: Técnico de Produção Agropecuária; Técnico de Gestão Equina; Técnico de Recursos Florestais e Ambientais; Técnico de Turismo Ambiental e Rural; Técnico de Cozinha/Pastelaria; e Acompanhante de Turismo Equestre.

Reafirmam a determinação na parceria com a EDPRA, uma escola que serve a região e o país, procurando reunir condições para outras dinâmicas estruturais, com vista a uma maior competitividade.