Kits de primeira intervenção

O Executivo Municipal de Abrantes aprovou no dia 15 de abril de 2020, um investimento de 125.000,00€  para a operacionalização de kits de primeira intervenção contra incêndios, geridos por sete Juntas de Freguesia: Abrantes e Alferrarede, Aldeia do Mato e Souto, Bemposta, S. Facundo e Vale das Mós, Rio de Moinhos, Mouriscas e Tramagal (integra pela primeira vez este dispositivo).

Para concretizar essa operacionalização, serão estabelecidos contratos interadministrativos de competências com essas Juntas de Freguesia no sentido de criar condições, através de meios humanos e materiais, para melhor desempenhar atribuições em matéria de Proteção Civil.

As carrinhas ligeiras das juntas de freguesia integram o Dispositivo Especial Contra Incêndios Rurais (DECIR), no âmbito municipal, para responder de forma mais rápida e eficaz no ataque aos incêndios, na sua fase inicial, até que cheguem os reforços ao local do incêndio, sendo uma mais-valia pela sua proximidade e rapidez.

As viaturas estão equipadas com maquinaria, mangueira e tanque com capacidade de 600 litros de água, estando também apetrechadas com rádios de comunicação.

Nos períodos de alerta laranja e vermelho, estarão pré posicionadas em Locais Estratégicos de Estacionamento (LEE), dentro do limite da respetiva freguesia, locais esses definidos previamente pelo Comandante dos Bombeiros Voluntários de Abrantes.

Para o Presidente da Câmara, Manuel Jorge Valamatos, “num território tão extenso, como o de  Abrantes, precisamos de ter dispositivos em vários pontos do concelho para que, num processo de ignição de um incêndio, possamos ter condições de ataque rápido, na salvaguarda de pessoas e bens”.

O Presidente explicou que a experiência do ano passado “correu muito bem” em matéria de interajuda e colaboração no quadro da proteção civil, tendo observado que os kits de primeira intervenção funcionam também como instrumentos de vigilância, desempenhando um papel dissuasor, mas ao mesmo tempo informativo, junto da população.

As freguesias que não disponham dos recursos necessários para levar a cabo estas ações não deixam por isso de estar protegidas já que os todos os restantes meios no âmbito da proteção civil são alocados em caso de necessidade.