Incêndios: 125 mil euros para Kits de primeira intervenção

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) do Concelho de Abrantes foi apresentado no dia 19 de maio de 2020, na Tapada da Fontinha, na presença das várias entidades diretamente envolvidas nas ações de Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI), aos quais o Presidente da Câmara agradeceu o empenho e a determinação de todos os intervenientes.

Salientando que, “O que vai ser o futuro passa muito por aquilo que vamos fazendo hoje”, Manuel Jorge Valamatos sublinhou a importância da prevenção e do planeamento para preparação da fase mais critica dos incêndios florestais, valorizando e enaltecendo o trabalho de todos os agentes da proteção civil envolvidos neste dispositivo que se articula com os dispositivos distrital e nacional.

Este ano há a destacar o reforço das equipas de primeira intervenção e de vigilância, quer dos kits das juntas de freguesia, reforçados com mais uma equipa gerida pela Junta de Freguesia de Tramagal, mas também no âmbito dos sapadores florestais (Associação de Agricultores e CIMT).

Em 2020, a Câmara Municipal de Abrantes faz um investimento de 125.000,00€ para a operacionalização destes kits de primeira intervenção contra incêndios, geridos por sete Juntas de Freguesia: Abrantes e Alferrarede, Aldeia do Mato e Souto, Bemposta, S. Facundo e Vale das Mós, Rio de Moinhos, Mouriscas e Tramagal. As carrinhas ligeiras das juntas de freguesia integram o DECIR, no âmbito municipal, para responder de forma mais rápida e eficaz no ataque aos incêndios, na sua fase inicial, até que cheguem os reforços ao local do incêndio, sendo uma mais-valia pela sua proximidade e rapidez. As viaturas estão equipadas com maquinaria, mangueira e tanque com capacidade de 600 litros de água, estando também apetrechadas com rádios de comunicação. Nos períodos de alerta laranja e vermelho, estarão pré posicionadas em Locais Estratégicos de Estacionamento (LEE), dentro do limite da respetiva freguesia, locais esses definidos previamente pelo Comandante dos Bombeiros Voluntários de Abrantes.

A aposta da Câmara de Abrantes nestas equipas de primeira intervenção foi sublinhada pelo Comandante Operacional Distrital de Santarém da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Mário Silvestre, tendo referido “vocês são a primeira linha de defesa”.
O Presidente da Câmara apresentou o novo Coordenador Operacional Municipal, Paulo Ferreira, que se encontra em funções há um mês, tendo salientado a aposta da autarquia no serviço municipal de proteção civil, nomeadamente no reforço da equipa pluridisciplinar.
À margem da apresentação, e em declarações aos órgãos de comunicação social, Manuel Jorge Valamatos apelou aos proprietários de terrenos que ainda não tenham procedido à limpeza dos mesmos, que o façam, recordando que, devido ao COVID-19, o governo determinou o alargamento do prazo até 31 de maio, enquanto a Câmara está a fazer o trabalho de limpeza das faixas de proteção. “Os incêndios são situações com consequências devastadoras para o ambiente e para o ser humano”, frisou Manuel Jorge Valamatos para vincar a importância da prevenção.

O Dispositivo de Combate a Incêndios Rurais está na fase II, até ao final do mês. Entre 1 e 30 de junho é acionada a fase III, a que reforça o dispositivo atual. A fase IV entra em vigor a 1 de julho e termina a 30 de setembro. Em qualquer uma das fases, segundo o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Abrantes, António Manuel de Jesus, o dispositivo ontem apresentado está preparado para intervir no terreno em caso de incêndio.

O DECIR 2020 municipal engloba os seguintes meios: Bombeiros Voluntários de Abrantes; Núcleo da Cruz Vermelha Portuguesa; Sapadores Florestais da Associação dos Agricultores dos Concelhos de Abrantes, Constância, Sardoal e Mação; Sapadores Florestais da CIMT – Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo; Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR; Kits das Juntas de Freguesia; Polícia de Segurança Publica; Guarda Nacional Republicana; Regimento de Apoio Militar de Emergência (RAME) e os meios afetos à Câmara Municipal, através do Serviço Municipal de Proteção Civil.

22.05.2020

IMG 5017