Covid -19: Transportes públicos

A Câmara Municipal de Abrantes (CMA) está a acompanhar a situação de redução dos transportes públicos no período pós pandemia e a contribuir para soluções que minimizem os efeitos da redução de alguns circuitos.

A Rodoviária do Tejo, entidade privada que faz a gestão dos transportes urbanos e interurbanos de Abrantes, ainda se encontra em situação de lay-off pelo que ainda não oferece condições para o restabelecimento integral da oferta de autocarros, sendo assegurados apenas os chamados serviços mínimos.

Não sendo competência das câmaras municipais fazer a gestão destes transportes, a Câmara de Abrantes, atenta às consequências desta situação para as populações locais, está a diligenciar várias iniciativas no sentido de contribuir para atenuar esta situação.

Todas as questões que têm chegado à CMA relacionadas com problemas de transportes têm sido resolvidas, caso a caso, através da própria Câmara, da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) e das Juntas de Freguesia envolvidas.

Os serviços essenciais de transporte público que o concessionário Rodoviária do Tejo se encontra a realizar desde o início do estado de emergência, estão a ser financiados pelo Município de Abrantes através do programa PART (Programa de Apoio à Redução Tarifária), o qual é cofinanciado pelo Fundo Ambiental e pelo Município de Abrantes, no valor de 11.552,44€ mensais.

É o caso dos transportes urbanos, estando a funcionar os circuitos da linha verde (urbana de Alferrarede) e da linha vermelha (urbana do Rossio). A linha Amarela ( urbana da Chainça) está temporariamente suspensa.

Relativamente às localidades de Casais de Revelhos, Paúl e Abrançalha, cujas populações estão sem acesso a autocarro há várias semanas, a CMA e a Junta de Freguesia de Abrantes e Alferrarede estão a trabalhar em conjunto numa solução que possa minimizar este constrangimento.

A responsabilidade dos restantes transportes na região foi transferida para a CIMT, estando a decorrer várias negociações no sentido de agilizar as situações mais críticas.

Em alternativa, relembramos que o concelho de Abrantes é também servido pelos circuitos do “Transporte a Pedido”, com tarifas reduzidas no âmbito do PART. À semelhança do transporte coletivo regular, tem circuitos, paragens e horários definidos. O cliente é que desencadeia a viagem, através do seu pedido para uma central de reservas. Oferece ligações dentro do concelho de Abrantes e ligações diretas e rápidas entre as cidades de Abrantes, Entroncamento, Fátima, Ourém, Tomar e Torres Novas.

O cliente deve recorrer ao sistema de reservas, que são feitas através do número de telefone gratuito 800 209 226, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), no horário das 9h00 às 15h00 do dia útil anterior ao que o cliente pretende viajar.

Existe também a possibilidade da reserva online em (transporteapedido.mediotejo.pt/Reservas), que pode ser realizada até às 15h00 do dia anterior à viagem e durante todos os dias da semana.

As situações que forem surgindo relacionadas com a necessidade de transporte público, deverão ser endereçadas pelos interessados à CMA ou à Junta de Freguesia da sua área de residência.

CMA – Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. //T: 241 330 100, seguido da tecla 2, seguido da tecla 5.

Contactos das Juntas de Freguesia:
Bemposta - 241 732 116;
Carvalhal - 241 841 216 / 96 817 37 88;
Fontes - 241 841 249;
Martinchel - 241 849 433;
Mouriscas - 241 871 333 / 96 985 33 99;
Pego - 241 833 169;
Rio de Moinhos - 241 881 502;
Tramagal - 241 897 153 / 96 162 03 25;
Abrantes e Alferrarede - 241 366 223;
Aldeia do Mato e Souto - 241 849 107 (Aldeia do Mato) / 241 849 050 (Souto);
Alvega e Concavada - 241 822 340;
S. Facundo e Vale das Mós - 241 734 165 (S. Facundo) / 241 732 215 (Vale das Mós);
S. Miguel do Rio Torto e Rossio ao Sul do Tejo - 241 866 120 (S. Miguel do Rio Torto) / 241 333 185 (Rossio ao Sul do Tejo).